Tempo
|
A+ / A-

Médio Oriente

Hamas garante que Israel "vai pagar pelo massacre em Jenin"

26 jan, 2023 - 17:28 • Lusa

Nove palestinianos foram mortos numa incursão israelita no campo de refugiados de Jenin. A missão era prender um esquadrão armado do grupo Jihad Islâmica Palestiniana.

A+ / A-

O vice-líder do movimento islâmico palestiniano Hamas garantiu esta quinta-feira que Israel "vai pagar pelo massacre em Jenin", onde os soldados mataram nove palestinianos em mais uma incursão na Cisjordânia.

"A nossa resistência não vai quebrar e vai responder em breve", acrescentou Saleh al-Arouri, citado pela agência noticiosa italiana ANSA.

Por sua vez, o porta-voz do grupo Jihad Islâmica Palestiniana, Tarik Salmi, afirmou que a organização a que pertence também está preparada para responder.

"A resistência está em todo o lado, preparada e desejosa de se envolver na próxima confrontação", afirmou Salmi.

As forças israelitas entraram nesta quinta-feira de manhã no campo de refugiados de Jenin para prender um esquadrão armado do grupo Jihad Islâmica Palestiniana que, segundo fontes militares, atacou a tiro alvos israelitas e planeava novas ações.

Foi um "massacre"

A Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) descreveu a operação em Jenin como um "massacre" e decretou três dias de luto, ao mesmo tempo que diversos serviços na Cisjordânia entraram em greve.

Na Universidade Bir Zeit, o principal centro universitário palestiniano na Cisjordânia, os alunos interromperam as aulas para expressar descontentamento e saíram para protestos na rua.

No centro da cidade de Ramallah, lojas, escritórios e centros institucionais fecharam as portas.

De acordo com os 'media' locais, o exército israelita foi alertado para a possibilidade de as milícias palestinianas em Gaza decidirem lançar foguetes como ação retaliatória.

O Ministério da Defesa de Israel já anunciou que fará uma avaliação da situação, para tomar novas medidas.

ONU preocupada com violência na Cisjordânia

A única reação à ação israelita até ao momento veio do enviado da ONU para o Médio Oriente, Tor Wennesland, que expressou "preocupação".

"Estou profundamente alarmado e triste com o contínuo ciclo de violência na Cisjordânia", lamentou o representante das Nações Unidas, acrescentando que a morte de nove pessoas, incluindo milicianos e uma mulher idosa, é mais um "claro exemplo" da difícil tensão na região.

No ano passado, 170 palestinianos - alguns deles milicianos, mas também civis desarmados - foram mortos em incidentes violentos com forças israelitas.

Até agora, este ano, incluindo os palestinianos mortos nesta quinta-feira, já se contam 29 mortes na Cisjordânia ocupada.

"É essencial reduzir as tensões imediatamente e evitar mais perdas de vidas", defendeu Wennesland.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+