Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

guerra na ucrânia

"Não bastam cinco ou 15 carros de combate”. Zelensky pede mais apoio militar

25 jan, 2023 - 05:45 • Marisa Gonçalves com Agências

O Presidente ucraniano coloca pressão sobre os aliados, afirmando que “as discussões têm de conduzir a decisões reais”.

A+ / A-

A Alemanha prepara-se para desbloquear o impasse no envio de carros de combate Leopard 2 para a Ucrânia e permitir que outros países, nomeadamente membros da NATO, façam o mesmo. Entre eles está a Polónia, que também dispõe destes tanques de última geração.

De acordo com a revista alemã “Der Spiegel” a medida foi aprovada pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, que irá dirigir-se esta quarta-feira ao parlamento, de onde se espera a confirmação oficial.

Na semana passada, o governo do chanceler alemão tinha transmitido a mensagem de que a Alemanha estaria disposta a enviar os tanques Leopard 2 a Kiev se os Estados Unidos enviassem os seus tanques M1 Abrams. É esse anúncio que se espera para, também para esta quarta-feira.

Fontes ligadas à Casa Branca e citadas pelas agências internacionais afirmam que o Presidente norte-americano, Joe Biden, irá fazer essa formalização.

Na Ucrânia, o Presidente Volodymyr Zelensky pressiona mais os países aliados. Na ausência de confirmações oficiais tanto da Alemanha como dos Estados Unidos, Zelensky apela a decisões rápidas.

“Fala-se sobre os carros de combate modernos de que precisamos e sobre a forma como esta carência pode ser preenchida. Muitos esforços, palavras, promessas. No entanto, é importante não perder de vista a realidade. Não se trata de cinco, 10 ou 15 carros de combate. A necessidade é maior. Fazemos tudo o que é necessário todos os dias para preencher o défice de carros de combate e agradeço a todos os que nos apoiam nisto mas, as discussões têm de conduzir a decisões. Decisões sobre o esforço real da nossa defesa contra os terroristas. Os nossos aliados têm o número necessário de carros de combate. Quando a magnitude necessária das decisões for alcançada, teremos o prazer de agradecer por cada decisão significativa”, afirma na sua habitual comunicação noturna.

O Presidente ucraniano assegura também que as forças da Rússia preparam uma intensificação da ofensiva militar, na região leste do país.

“A Rússia prepara-se para uma nova onda de ataques com as forças que é capaz de mobilizar. Os ocupantes já estão a pressionar Bakhmut, Vuhledar e outros locais. Por isso, todos nós, no mundo livre, temos de fortalecer a nossa cooperação para enfrentarmos os novos atos criminosos russos”, reiterou o líder ucraniano.

Em Moscovo, o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, tinha já considerado que o possível envio dos carros de combate de fabrico alemão "Leopard" para a Ucránia não augura "nada de bom" para a relação entre Alemanha e Rússia.

As relações bilaterais estão “num ponto muito baixo e não há diálogo substantivo com a Alemanha ou com outros países da NATO”, declarou Dmitri Peskov.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para quê?
    25 jan, 2023 UE 10:50
    Diálogo da NATO ou do Ocidente com a Rússia para quê? Para a Rússia, a ideia de "diálogo" ou de "negociações" é aceder a tudo o que a Rússia quer. Mas o que ela quer, não quer a Ucrânia nem o Ocidente. E como ela, Rússia, não muda de ideias, é deixar as armas "dialogarem" .

Destaques V+