Tempo
|
A+ / A-

Centro histórico de Odessa na lista do Património Mundial da UNESCO

25 jan, 2023 - 17:21 • Diogo Camilo

Cidade ucraniana ameaçada pela guerra foi incluída também na Lista do Património Mundial em Perigo, de maneira a "proteger o património cultural".

A+ / A-

O centro histórico da cidade ucraniana de Odessa foi inscrito esta quarta-feira na Lista do Património Mundial e na Lista do Património Mundial em Perigo da UNESCO.

A decisão foi comunicada pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que acrescenta que a nomeação do painel de especialistas permitirá “proteger o património cultural da cidade ameaçada desde a invasão da Rússia”, que teve início a 24 de fevereiro, além do acesso a ajudas financeiras internacionais.

Para a candidatura, o Comité do Património Mundial utilizou um procedimento de emergência previsto nas Diretrizes Operacionais da Convenção do Patrimônio Mundial para tomar a decisão.

A proposta tinha sido oficializada em outubro do ano passado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, num discurso online para a UNESCO.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, a cidade foi palco de bombardeamentos, que levaram à reparação de danos causados no Museu de Belas Artes de Odessa e no Museu de Arte Moderna da cidade.

A UNESCO forneceu ainda equipamentos para a digitalização de cerca de mil obras de arte e do acervo documental do Arquivo do Estado de Odessa, além de equipamentos para proteger edifícios e obras de arte ao ar livre.

Além do centro histórico de Odessa, foi nomeado ainda Património Mundial e Património Mundial em Perigo e os marcos do Antigo Reino de Sabá, em Marib.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+