Tempo
|
A+ / A-

Tecnologia

EUA acusam Google de impedir concorrência no mercado da publicidade digital

24 jan, 2023 - 18:24 • Reuters

"A Google usou meios de exclusão, anticoncorrência e ilegais para eliminar ou diminuir em grande medida qualquer ameaça ao seu domínio das tecnologias de publicidade digital", acusa o Departamento de Justiça.

A+ / A-

O Departamento de Justiça dos EUA abriu um processo judicial contra a Alphabet, empresa detentora da Google, esta terça-feira, com base em alegações de que a gigante tecnológica atuou em monopólio, impedindo a concorrência no mercado da publicidade digital.

"A Google usou meios de exclusão, anticoncorrência e ilegais para eliminar ou diminuir em grande medida qualquer ameaça ao seu domínio das tecnologias de publicidade digital", indica o Governo norte-americano na queixa apresentada.

O Departamento de Justiça pede ao tribunal que obrigue a Google a alienar o Google Ad manager suite, incluindo a ferramenta Google Ad Exchange.

A empresa tecnológica já reagiu, dizendo que o processo de que é alvo "sustenta-se num argumento imperfeito de que tal atrasaria a inovação, aumentaria as taxas de publicidade e dificultaria o crescimento de milhares de pequenas empresas e editores".

Este é o segundo processo federal desta natureza aberto contra a Google, sob acusações de violar as leis da concorrência na forma como a empresa adquire e mantém o seu domínio no setor. O outro processo aberto pelo Departamento de Justiça contra a Google em 2020 deverá começar a ser julgado em setembro próximo.

Oito estados norte-americanos acompanham o Departamento de Justiça neste novo processo, incluindo o estado da Califórnia, onde a Google nasceu e está sediada. Assim que a notícia foi avançada, as ações da Google caíram 1,6%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+