Tempo
|
A+ / A-

Rússia inicia processo contra norte-americano por espionagem

19 jan, 2023 - 23:38 • Lusa

O porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, confirmou que o governo norte-americano está a par dos "relatos não confirmados de uma investigação sobre um cidadão norte-americano na Rússia".

A+ / A-

O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia divulgou esta quinta-feira que iniciou um processo por espionagem contra um cidadão dos Estados Unidos, embora não tenha fornecido a identidade do suspeito ou especificado se este está detido.

Num breve comunicado, o FSB referiu que o norte-americano é "suspeito de recolher informações de inteligência sobre dados biológicos direcionados contra a segurança da Federação Russa".

O porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, confirmou que o governo norte-americano está a par dos "relatos não confirmados de uma investigação sobre um cidadão norte-americano na Rússia".

"Geralmente, a Federação Russa não cumpre as suas obrigações de fornecer notificação oportuna da detenção de cidadãos americanos na Rússia", destacou Patel, citado pela agência Associated Press (AP).

"As autoridades russas também não informam regularmente a embaixada sobre os julgamentos, sentenças ou movimentação de cidadãos americanos. Estamos a analisar este assunto e continuaremos a monitorizá-lo", acrescentou.

O norte-americano pode ser condenado a uma pena entre os 10 e 20 anos de prisão.

Paul Whelan, um executivo de segurança corporativa do Estado de Michigan, está preso na Rússia há quatro anos, por espionagem, acusações que a sua família e o governo dos Estados Unidos dizem ser infundadas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+