Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Medvedev ameaça: se a Rússia perder, pode haver guerra nuclear

19 jan, 2023 - 09:14 • Lusa

"A derrota de uma potência nuclear numa guerra convencional pode despoletar uma guerra nuclear", avisou.

A+ / A-
Dimitry Medvedev Foto: Alexei Druzhinin/EPA
Dimitry Medvedev Foto: Alexei Druzhinin/EPA
Dmitry Medvedev Foto: Alexander Astafyev/EPA
Dmitry Medvedev Foto: Alexander Astafyev/EPA
Dmitry Medvedev. Foto: Maxim Shipenkov/EPA
Dmitry Medvedev. Foto: Maxim Shipenkov/EPA

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, o ex-presidente Dmitri Medvedev, alertou hoje o "Ocidente" contra o envio de armamento pesado à Ucrânia afirmando que a derrota russa numa guerra convencional pode provocar um conflito nuclear.

"Na base da NATO em Ramstein (Alemanha) os grandes líderes discutem novas táticas e estratégicas, assim como o abastecimento de novas armas e sistemas de ataque à Ucrânia. Isto acontece depois do Fórum de Davos onde foliões 'atrasados mentais' repetiram como um mantra:'para se conseguir a paz, a Rússia deve perder'", afirmou Medvedev ameaçando com a possibilidade de um agravamento da situação militar.

"E a nenhum desses miseráveis lhes ocorre retirar uma conclusão elementar: a derrota de uma potência nuclear numa guerra convencional pode provocar uma guerra nuclear", acrescentou.

As posições de Medvedev foram expressas através do sistema digital de mensagens Telegram.

Na mesma declaração, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia reitera as mesmas ameaças: "as potências nucleares não perdem os grandes conflitos de que dependem o seu próprio destino".

"Isto deveria ser óbvio para qualquer pessoa. Inclusivamente para um político ocidental que conserve, pelo menos, o mínimo rasgo de inteligência", declarou.

O ex-vice-presidente da Rússia emite novas ameaças sobre a possibilidade de um conflito nuclear precisamente na véspera da reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, na base aérea norte-americana de Ramstein na Alemanha.

Os países que apoiam Kiev devem anunciar novas ajudas militares à Ucrânia.

No mesmo sentido, hoje o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel reúne-se o chefe de Estado e membros do governo prevendo-se encontros onde deve discutir novas ajudas militares à Ucrânia, país que voltou a ser invadido pela Rússia em fevereiro do ano passado.

[notícia atualizada às 10h36 de 19 de janeiro de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    19 jan, 2023 Eu 19:01
    E vai recorrer ao nuclear contra quem? Contra a Ucrânia? Já foi avisada do que isso significaria: a linha vermelha seria ultrapassada e a NATO entraria ainda que a início de forma convencional, no conflito, o que significaria uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia - todo o que viesse a voar da Rússia ou da Bielorussia, fossem aviões, helicópteros , misseis ou drones, iria ao charco - a esquadra russa do Mar Negro seria afundada sem exceção, e na Ucrânia desembarcariam em força unidades militares NATO em prontidão de combate que arrasariam com grupos Wagner e forças russas em território Ucraniano. Então era contra o Ocidente? Aí, passava-se das nucleares táticas para as estratégicas e daria Empate, pois da Rússia nada restaria a não ser destroços calcinados - como o resto do Mundo, aliás. Então se não deve usá-las contra a Ucrânia, e não pode usá-las contra os EUA e o Ocidente, então vai usá-las contra quem? O Vaticano?
  • Cidadao
    19 jan, 2023 Lisboa 10:50
    É apenas outro tipo de chantagem: se perdermos, recorremos ao nuclear. Parece que este artolas não percebe que isso já não assusta ninguém cá no Ocidente, porque se a Rússia fizesse isso, então também seria atacada nuclearmente falando, e todos sabemos onde isso leva. A Rússia começou uma Guerra a pensar numa vitória fácil. Isso não aconteceu. E como não previu a hipótese de não ganhar, agora quer salvar a face, mantendo o que conquistou militarmente. Como nem a Ucrânia nem o Ocidente vão nisso, e a Rússia não consegue acabar nem com a Ucrânia nem com o apoio Ocidental, recorre pela enésima vez à chantagem nuclear. Infelizmente para eles, de tanto usada, essa carta já perdeu valor.

Destaques V+