Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Tribunal russo multa jornal Novaya Gazeta por "desacreditar" Forças Armadas

18 jan, 2023 - 13:50 • Lusa

Publicação tem sido uma das mais críticas da invasão da Ucrânia.

A+ / A-

Um tribunal russo do distrito de Taganski impôs esta quarta-feira uma multa de 500 mil rublos (6.700 euros) contra a publicação Novaya Gazeta por "desacreditar as Forças Armadas da Rússia" em plena invasão da Ucrânia.

A Justiça russa indicou que multou o jornal “por ações” praticadas e que tiveram como objetivo "desacreditar o Exército", de acordo com a legislação referente a crimes administrativos da Rússia.

No dia 28 de março de 2022, um mês depois do início da nova invasão da Ucrânia, o Novaya Gazeta publicou textos sobre a suspensão do trabalho do jornal após ter recebido avisos do Serviço Federal de Supervisão às Telecomunicações (Roskomanadzor).

Apesar dos avisos, parte da equipa editorial do jornal manteve a publicação no estrangeiro durante 2022.

Em agosto desse ano, um tribunal russo declarou ilegal a versão impressa do jornal, fundado em 1993, e decidiram o encerramento da edição digital.

O diretor do Novaya Gazeta, Dimitri Muratov, foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz em 2021.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+