Tempo
|
A+ / A-

EUA

Estátua de homenagem a Martin Luther King Jr. alvo de chacota e críticas

18 jan, 2023 - 10:58 • Pedro Valente Lima

A estátua, erguida no local de um dos famosos discursos do ativista afroamericano, tem sido criticada e até gozada pela sua aparência, sobretudo quando vista de um determinado ângulo.

A+ / A-
Foto: Cj Gunther/EPA
Foto: Cj Gunther/EPA

Poucos dias depois de ter sido inaugurada, uma estátua em memória de Martin Luther King Jr. em Boston soma críticas pela sua aparência.

"O Abraço", uma estrutura com cerca de seis metros de altura e 12 metros de largura, é uma das mais recentes homenagens ao histórico ativista pelos direitos civis e à sua companheira, Coretta Scott King.

Criada pelo artista nova-iorquino Hank Willis Thomas, a estátua foi inaugurada na passada sexta-feira em Boston Common, parque urbano da cidade de Boston onde Martin Luther King Jr. proferiu um dos seus discursos, em 1965, perante uma multidão de 22 mil pessoas.

A obra de arte destaca-se por incluir apenas os braços do ativista e da mulher, recriando uma fotografia do abraço entre ambos quando MLK foi laureado com o Prémio Nobel da Paz, em 1964. Mas também há quem goze com o seu aspeto visto de determinados ângulos.

Como escreve a CNN, há quem simplesmente a considere "feia", mas as descrições dos residentes de Boston e de vários utilizadores de redes sociais vão mais longe, ao ponto de realçar o seu aspeto fálico.

Seneca Scott, primo de Coretta King, já demonstrou o seu desagrado num artigo publicado na Compact Magazine sob o título "Uma 'homenagem' masturbatória à minha família".

Em entrevista à CNN, Scott explicou que o pior não é a ausência de cabeças, até porque, "se se olhar de todos os ângulos, são duas pessoas a abraçarem-se, são quatro mãos". A "atrocidade", frisa Seneca Scott, passa mesmo pelo "toco de metal que parece um pénis". "É uma piada."

No entanto, e porque gostos não se discutem, há outros familiares que perspetivam a homenagem de maneira diferente. É o caso de Martin Luther King III, filho do ativista, que celebra o facto de a estátua ser "uma tremenda representação da união das pessoas".

Para Martin Luther King III, o "artista fez um grande trabalho" ao representar a "união" entre os seus pais. "Nesta altura, em que há tanta divisão, precisamos de símbolos que nos falem de união."

Já o autor da peça, o escultor Hank Willis Thomas, salienta que a sua intenção é transmitir "um sentimento de amor" e que não há quaisquer planos para alterar a estátua.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+