Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Do Brexit às "festas Covid": Boris Johnson fecha acordo para livro sobre o seu governo

17 jan, 2023 - 00:12 • Lusa

A editora HarperCollins revelou que a obra, ainda sem título, será um livro de memórias sobre um primeiro-ministro "como nenhum outro".

A+ / A-
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Chris J. Ratcliffe/EPA
Foto: Chris J. Ratcliffe/EPA

O ex-primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, assinou um acordo para escrever um livro de memórias sobre o seu período conturbado no cargo, que começou com a promessa de "concretizar o Brexit" e terminou com polémicas e a sua renúncia.

A editora HarperCollins revelou que a obra, ainda sem título, será um livro de memórias sobre um primeiro-ministro "como nenhum outro".

Johnson tornou-se primeiro-ministro em julho de 2019, obteve uma grande vitória eleitoral em dezembro e tirou o Reino Unido da União Europeia [Brexit] no ano seguinte. Depois, liderou o país durante a pandemia de Covid-19, que o levou a estar internado nos cuidados intensivos, e nos primeiros meses da invasão russa da Ucrânia.

Esteve envolvido em vários escândalos sobre as suas finanças e ética.

Boris foi forçado a renunciar ao cargo em julho de 2022, depois de dezenas de membros do seu governo terem saído em protesto.

Ainda não foi definida nenhuma data para a publicação do livro e também não foram divulgados os detalhes financeiros do acordo.

"Estou ansioso para trabalhar com Boris Johnson enquanto ele escreve o seu relato sobre o seu mandato durante alguns dos eventos mais importantes que o Reino Unido viu nos últimos tempos", sublinhou Arabella Pike, diretora editorial da William Collins.

Johnson, um ex-jornalista, escreveu vários livros, incluindo "The Churchill Factor", sobre o Winston Churchill, primeiro-ministro durante a II Guerra Mundial.

Em 2015, o conservador assinou um contrato para um livro sobre William Shakespeare, inicialmente previsto para publicação em 2016. Posteriormente, foi adiado indefinidamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+