Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Qatargate. Confirmados pedidos de levantamento de imunidade a eurodeputados

16 jan, 2023 - 17:23 • Lusa

Procedimento é lançado no quadro da investigação da justiça belga a alegadas ofertas do Qatar e de Marrocos a eurodeputados e assistentes de grupos do PE para influenciar decisões em Bruxelas.

A+ / A-

A presidente do Parlamento Europeu anunciou que as autoridades belgas pediram o levantamento da imunidade parlamentar dos eurodeputados Andrea Cozzolino e Marc Tarabella, no âmbito da investigação ao escândalo de corrupção conhecido como Qatargate.

“Recebi pedidos das autoridades competentes da Bélgica para o levantamento das imunidades parlamentares de Andrea Cozzolino e de Marc Tarabella”, anunciou Roberta Metsola no início da sessão do Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo (França).

A mesma responsável acrescentou que os pedidos foram referenciados à Comissão de Assuntos Jurídicos para deliberação.

No discurso de abertura da sessão em Estrasburgo, Roberta Metsola, que está a cumprir o primeiro ano de mandato, disse que o PE não é “uma torre de marfim imaginária”. A instituição, segundo frisou, “orgulha-se da sua abertura”, mas tem de trabalhar para “aumentar a integridade, independência e responsabilidade” perante os concidadãos que elegeram os 705 deputados.

Roberta Metsola prometeu uma ação rápida e exemplar para reformar o parlamento e impedir “qualquer abuso” no futuro, “protegendo a liberdade” dos mandatos conferidos aos eurodeputados.

“Não vamos diminuí-los”, reforçou.

A presidente lembrou que a eleição de um novo vice-presidente do Parlamento Europeu (o quinto em 14 vice-presidentes segundo a ordem estipulada) vai realizar-se na próxima quarta-feira, na sequência da saída da Eva Kaili por causa do Qatargate.

O italiano Andrea Cozzolino e o belga Marc Tarabella fazem parte do grupo dos Socialistas & Democratas (S&D) e já estão suspensos.

Este procedimento é lançado no quadro da investigação da Justiça belga a alegadas ofertas do Qatar e de Marrocos a eurodeputados e assistentes de grupos do PE para influenciar decisões em Bruxelas.

Sob a acusação de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro, a polícia belga deteve vários suspeitos em 9 de dezembro, entre eles a então vice-presidente do PE Eva Kaili, entretanto destituída do cargo e retirada dos S&D, e agora eurodeputada não-inscrita.

Também detidos foram o companheiro de Kaili, Francesco Giorgi – antigo assistente de Cozzolino -, e o ex-eurodeputado italiano Pier Antonio Panzeri, numa operação que resultou na apreensão de malas de dinheiro com um total de 1,5 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+