Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido vai enviar tanques de combate para a Ucrânia

14 jan, 2023 - 15:05

Os Challenger 2 do Exército britânico serão os primeiros tanques pesados de fabrico ocidental a entrar na batalha contra a Rússia.

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometeu este sábado fornecer tanques pesados à Ucrânia para ajudar as forças de Kiev a fazer "recuar as tropas russas".

A promessa foi feita num telefonema entre Sunak e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e faz do Reino Unido o primeiro país a fornecer tanques de guerra de fabrico ocidental aos ucranianos.

Zelensky agradeceu ao Reino Unido, numa mensagem publica no Twitter, por tomar decisões que “não apenas nos fortalecerão no campo de batalha, mas também enviarão o sinal certo para outros parceiros”.

Outros países também já se mostraram dispostos a enviar tanques de guerra para apoiar a Ucrânia.

A França disse que forneceria a Kiev o AMX-10 RC - um modelo de tanque ligeiro. E a Polónia disse estar preparada para enviar blindados avançados Leopard 2 para Kyiv.

Há relatos de que o primeiro-ministro britânico vai assinar o envio de quatro tanques de batalha principais Challenger 2 do Exército britânico para a Europa Oriental imediatamente, para além de sistemas de artilharia adicionais.

Mas o gabinete de Sunak ainda não confirmou o número exato de tanques que enviará a Kyiv.

Um porta-voz de Downing Street disse que Sunak e Zelensky concordaram com a "necessidade de aproveitar este momento" depois das vitórias ucranianas que "empurraram as tropas russas para trás".

“O primeiro-ministro enfatizou que ele e todo o governo do Reino Unido trabalharão intensamente com parceiros internacionais para fornecer rapidamente o tipo de apoio que permitirá à Ucrânia aproveitar sua vantagem, vencer esta guerra e garantir uma paz duradoura”, afirmou o porta-voz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+