Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão executa ex-ministro condenado por espionagem

14 jan, 2023 - 09:22 • Lusa

Alireza Akbari, um cidadão com dupla nacionalidade iraniana e britânica, foi acusado de ser um espião ao serviço do Reino Unido.

A+ / A-

A Justiça iraniana anunciou este sábado ter executado, apesar dos protestos da comunidade internacional, o antigo vice-ministro da Defesa Alireza Akbari, condenado há três dias por espiar para os serviços secretos do Reino Unido.

Segundo a agência do poder judicial iraniano, designada como Mizan, Alireza Akbari, que ocupou o cargo de vice-ministro da Defesa durante o mandato do ex-Presidente reformista Mohamed Katami (1997/2005), foi executado por enforcamento.

Akbari tinha sido, na quarta-feira, condenado por um tribunal por "espiar para o MI6", os serviços secretos britânicos no exterior, alegadamente em troca de 2,16 milhões de euros.

O condenado de 61 anos, que foi detido há três anos, recorreu da sentença ao Supremo Tribunal Federal, que rejeitou o recurso.

O Ministério do Interior iraniano descreveu Akbari, que tinha dupla nacionalidade, britânica e iraniana, "como um dos casos mais importantes de infiltração" da segurança do país persa.

As autoridades iranianas divulgaram um vídeo, visivelmente editado, onde Akbari discutia as alegações, semelhantes a outros vídeos que dissidentes têm descrito como confissões forçadas.

Na sexta-feira, tanto o Reino Unido como os Estados Unidos criticaram a condenação de Akbari à morte.

O vice-porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Vedant Patel, disse que Akbari "foi drogado, torturado enquanto estava sob custódia, interrogado por milhares de horas e forçado a fazer confissões falsas".

O anúncio da execução de Akbari ocorre numa altura em que o Irão está a ser abalado por uma vaga de protestos, na sequência da morte de uma jovem iraniana curda que estava sob custódia policial.

Mahsa Amini, de 22 anos, foi agredida e detida na rua em Teerão a 13 de setembro pela chamada polícia da moralidade (responsável pelo cumprimento do rígido código de vestuário feminino), porque embora envergasse o obrigatório 'hijab' (véu islâmico) este deixava à vista parte do seu cabelo. Horas depois de detida, foi transportada em coma para um hospital, onde morreria três dias depois.

Entretanto, os protestos dos últimos meses assumiram maiores dimensões e evoluíram, reivindicando agora o fim do regime teocrático designado como "República Islâmica", fundado em 1979.

Teerão tem acusado os Estados Unidos, Israel, Reino Unido, França e Alemanha de estarem por trás dos protestos, nos quais quase 500 pessoas morreram na sequência da repressão policial.

Pelo menos quatro pessoas foram executadas por alegado envolvimento nas manifestações e 17 foram condenadas à morte.

Segundo a Amnistia Internacional (AI), o Irão é um dos países que mais executa pessoas.

Em maio do ano passado, a organização denunciou que o Irão registou, em 2021, o número de execuções conhecido mais alto desde 2017, indicando que o país tinha executado pelo menos 314 pessoas, uma subida em relação às pelo menos 246 mortes registadas em 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+