Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

MP pede investigação a Bolsonaro como instigador do ataque ao Congresso

13 jan, 2023 - 21:48 • Lusa

O Ministério Público Federal considera que, ao partilhar o vídeo nas suas redes sociais "no dia 10 de janeiro questionando a regularidade das eleições presidenciais de 2022", Bolsonaro teria feito incitação pública à prática de crime.

A+ / A-

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro que investigue o ex-presidente Jair Bolsonaro como autor moral e instigador dos ataques feito por extremistas aos três poderes, em Brasília, no domingo.

"A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão de representação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Inquérito 4.921, que apura a instigação e autoria intelectual dos atos antidemocráticos que resultaram em episódios de vandalismo e violência em Brasília no último domingo", lê-se num comunicado divulgado na página do Ministério Público Federal.

Os membros do Ministério Público Federal indicam que ao partilhar o vídeo nas suas redes sociais "no dia 10 de janeiro questionando a regularidade das eleições presidenciais de 2022", Bolsonaro teria feito incitação pública à prática de crime.

Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso do Brasil
Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso do Brasil

Jair Bolsonaro apagou o vídeo no dia seguinte, na quarta-feira.

O ex-presidente do Brasil, que está nos Estados Unidos desde o final de 2022, tem vindo a negar qualquer envolvimento ou responsabilidade no ataque ao Congresso.

No dia da invasão, o Presidente Lula da Silva acusou Bolsonaro de ter responsabilidades pelos incidentes em Brasília.

No rescaldo da invasão ao Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal foram detidas cerca de 1.500 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+