Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explosão atinge gasoduto que liga a Lituânia à Letónia

13 jan, 2023 - 19:26 • Rosário Silva , com agências

A informação foi avançada pela Amber Grid, a operadora de transporte de gás natural da Lituânia. As autoridades ponderam evacuar uma aldeia próxima do local da explosão.

A+ / A-

Um gasoduto que liga a Lituânia à Letónia foi atingido esta sexta-feira por uma explosão, avançou a operadora de transporte de gás natural da Lituânia, a Amber Grid, à agência Reuters.

Um vídeo, entretanto, partilhado pela emissora pública lituana LRT, comprova a ocorrência de um incêndio no local da explosão, que ocorreu no condado de Panevezys, no norte da Lituânia.

As chamas atingiram cerca de 50 metros de altura e podiam ser vistas a uma distância de, pelo menos, 17 quilómetros, de acordo com a mesma emissora. Nas redes sociais proliferam videos e fotografias da ocorrência.

"Estamos a investigar a causa da explosão", explicou um porta-voz da empresa, aqui citado pela Reuters.

À agência noticiosa, o autarca da cidade vizinha de Pasvalys, Povilas Balciunas, disse que, pelas 17h50 desta sexta-feira, o incêndio ainda não tinha sido apagado.

"Os bombeiros não estão a combater o fogo neste momento, pois o mesmo é, atualmente, uma grande chama de gás, e todo o esforço para apagá-lo seria inútil, apenas desperdiçaria água", referiu ainda Povilas Balciunas. Ainda assim, os operacionais encontram-se nas proximidades do local, para o caso de o fogo começar a propagar-se.

A agência noticiosa báltica BNS explicou, por sua vez, que as autoridades estão a preparar-se para evacuar uma aldeia próxima do local da explosão. Até ao momento, segundo a mesma fonte, não foram contabilizados mortos ou feridos na sequência desta ocorrência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+