Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa em Bruxelas para reunião com von der Leyen na próxima quinta-feira

12 jan, 2023 - 14:24 • Lusa

Primeiro-ministro vai reunir-se com a presidente da Comissão Europeia no dia 19 de janeiro para "abordar tudo o que seja relevante para Portugal e para a UE".

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai reunir-se com o primeiro-ministro português, António Costa, na quinta-feira, em Bruxelas, para "abordar tudo o que seja relevante" para o bloco comunitário e o país.

"Na quinta-feira, [Ursula von der Leyen] regressa a Bruxelas e vai reunir-se com António Costa, primeiro-ministro de Portugal", anunciou a porta-voz da Comissão Dana Spinant.

Questionada pelos jornalistas sobre o propósito da reunião, a porta-voz disse apenas que faz parte de um contacto regular entre von der Leyen e os chefes de Estado ou de Governo dos Estados-membros da União Europeia (UE): "Esta reunião vai abordar tudo o que seja importante e relevante, nesta altura, para UE e para Portugal.".

Na segunda-feira, a presidente da Comissão Europeia vai reunir-se com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e também vai discursar no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, no dia seguinte.

A última vez que Costa e von der Leyen se encontraram foi na reunião do Conselho Europeu de dezembro, onde o primeiro-ministro português defendeu a renovação, a partir de maio, do mecanismo ibérico que limita o preço do gás na produção de eletricidade.

"Do nosso lado e de Espanha, sublinhámos que, independentemente da fixação deste mecanismo da correção de preço do gás, é essencialmente renovar, a partir de maio, a solução ibérica, [...] que não tem distorcido o mercado e que tem permitido às empresas portuguesas e sediadas em Portugal e Espanha -- e também à França, sempre que adquire energia na Península Ibérica -- ter sempre preços francamente mais competitivos do que são praticados no mercado internacional", disse na altura António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+