Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Congressista George Santos pressionado a demitir-se por falta de "ética republicana"

11 jan, 2023 - 21:55 • João Malheiro

O político republicano tem sido alvo de críticas e chacota por ter mentido sobre o seu passado académico, profissional e até racial. George Santos recusa seguir pedidos de demissão do próprio partido.

A+ / A-

Representantes do Partido Republicano em Nova Iorque pediram, esta quarta-feira, a demissão do congressista George Santos, da Câmara dos Representantes.

Filho de pais brasileiros, o político tem estado sob críticas e chacota devido a "mentiras atrás de mentiras" no seu currículo e percurso.

Depois de ter sido eleito nas intercalares de novembro, derrotando o Democrata Robert Zimmerman, George Santos e as alegações que fez sobre o seu passado têm sido escrutinados pelos média e por outros políticos.

Primeiro, afirmava ter completado cursos na Universidade de Nova Iorque e a Faculdade de Baruch, mas nenhuma das instituições têm registos de que Santos tenha frequentado qualquer licenciatura.

O congressista alegava ainda ter trabalhado na Goldman Sachs e na Citigroup, contudo isso também revelou-se como uma mentira.

A mentira que exacerbou mais os ânimos, no entanto, teve a ver com a sua descendência.

É factual que George Santos é filho de pais brasileiros, porém o político tinha ainda dito que era judeu e que os seus avós tinham sobrevivido ao Holocausto.

Desde então, o congressista tem tentado evitar os médiam dando origem a um momento caricato em que, ao tentar fugir de jornalistas, acabou por ir para o sítio errado.

Agora, é o próprio Partido Republicano a pedir a demissão de George Santos.

Uma dúzia de representantes do partido em Nova Iorque deram uma conferência a pedir a sua demissão do cargo, o que daria origem a uma eleição especial no terceiro distrito da cidade.

"George Santos não tem a capacidade para servir na Câmara dos Representantes e deve demitir-se", disse o Republicano Anthony D'Esposito, que representa um distrito vizinho.

Mesmo assim, o congressista publicou na sua conta de Twitter que "continua comprometido" em servir os seus eleitores e lamenta que representantes locais do partido "recusem trabalhar para obter resultados para a nossa comunidade ser mais segura e com menos custos de vida".

"Não me vou demitir", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+