Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Turquia apoia o plano de paz de Zelensky

10 jan, 2023 - 18:22

"A Rússia assegura que está pronta para negociações agora. Zelensky propôs um plano de paz de dez pontos. Nós apoiamos esse plano e prosseguiremos o nosso trabalho", afirmou o chefe da diplomacia turca.

A+ / A-

O chefe da diplomacia da Turquia anunciou o apoio de Ancara ao plano de paz proposto pelo Presidente da Ucrânia, baseado em dez pontos de segurança abrangentes e garantias para o fim do conflito.

"A Rússia assegura que está pronta para negociações agora. Zelensky propôs um plano de paz de dez pontos. Nós, a Turquia, apoiamos esse plano e prosseguiremos o nosso trabalho", indicou Mevlut Çavusoglu no decurso com a sua homóloga sul-africana, Naledi Pandor.

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco assegurou que Ancara aposta no diálogo para terminar com um conflito que se prolonga há perto de 11 meses. "Cremos que esta guerra terminará na mesa das conversações. Quanto mais depressa, melhor", disse.

A Turquia tem-se revelado como um dos principais mediadores na guerra instalada no leste da Europa, e em conjunto com as Nações Unidas facilitou um acordo entre a Rússia e a Ucrânia para a exportação de cereais ucranianos e fertilizantes russos a partir dos portos do Mar Negro.

Nesse sentido, Çavusoglu insistiu que "deverão ser enviados mais cereais e fertilizantes para os países em desenvolvimento, para o continente africano", segundo registou a agência noticiosa oficial turca Anatolia.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os ataques causaram também o deslocamento, dentro e para fora da Ucrânia, de mais de 14 milhões de pessoas, numa crise de refugiados que a ONU classifica como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+