Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Supremo Tribunal brasileiro "não se deixará intimidar" por apoiantes de Bolsonaro

09 jan, 2023 - 00:55 • Lusa

Líder da Justiça brasileira lamenta invasões em Brasília e a destruição de património histórico por "criminosos, vândalos e anti-democratas".

A+ / A-

Veja também:


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, sublinha que a instituição "não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao estado democrático de direito" após a sua sede, em Brasília, ter sofrido uma invasão de apoiantes do ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

"O edifício-sede do STF, património histórico dos brasileiros e da humanidade, foi severamente destruído por criminosos, vândalos e anti-democratas. Lamentavelmente, o mesmo ocorreu no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. As sedes dos três poderes foram vilipendiadas", pode ler-se no comunicado assinado por Weber.

"O Brasil viveu neste domingo - 8 de janeiro de 2023 - uma página triste e lamentável de sua história, fruto do inconformismo de quem se recusa a aceitar a democracia", acrescentou.

Desde que a manifestação de apoiantes de Bolsonaro foi anunciada, Rosa Weber manteve contacto com as autoridades de segurança pública, do Ministério da Justiça e do Governo do Distrito Federal.

"Os agentes do STF garantiram a segurança dos ministros [juízes] da Corte [do tribunal], que acompanharam os episódios com imensa preocupação. O STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos. O prédio histórico será reconstruído", afirmou Weber.

"A Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao estado democrático de direito", concluiu.

Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso do Brasil
Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso do Brasil

Centenas de apoiantes de Jair Bolsonaro invadiram, este domingo, a sede do Congresso Nacional, em Brasília, numa manifestação que terminou em ações violentas. Pediam uma intervenção militar para derrubar o Presidente empossado, Lula da Silva.

Os manifestantes ultrapassaram as barreiras policiais e subiram a rampa que dá acesso à cobertura das sedes da Câmara dos Deputados e do Senado.

A polícia brasileira usou gás lacrimogéneo para tentar, sem sucesso, travar os manifestantes, que estavam concentrados no exterior do edifício.

Imagens divulgadas pelos "media" locais mostram que a polícia já retomou o controlo da sede dos prédios do STF, do Congresso e do Executivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+