Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Habitação. Canadá proíbe investidores estrangeiros de comprarem casas

05 jan, 2023 - 23:25 • João Malheiro

A lei aplica exceções a imigrantes e residentes permanentes no Canadá que utilizem casas do país como residência.

A+ / A-
Foto: DR
Foto: DR
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá Foto: Stephanie Lecocq/EPA
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá Foto: Stephanie Lecocq/EPA

O governo do Canadá proíbe, desde este domingo, a compra de casas por parte de investidores estrangeiros que não morem no país.

Segundo a BBC, a lei que cumpre uma das promessas eleitorais do primeiro-ministro, Justin Trudeau, deverá estar em vigor durante dois anos.

A lei aplica exceções a imigrantes e residentes permanentes no Canadá que utilizem casas do país como residência.

A medida surge num momento em que os principais países do Ocidente registam um aumento dos preços dos imóveis e o seu objetivo é travar o efeito especulativo do mercado.

Segundo a BBC, os preços das casas no Canadá subiram 48% em comparação com há dez anos atrás.

"As casas no Canadá estão a atrair especuladores, entidades ricas e investidores estrangeiros. As casas são para as pessoas, não para os investidores", referiu o Partido Liberal de Trudeau.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    21 jan, 2023 Lisboa 18:12
    O comentador "BRAVO!" tem toda a razão. Mas cá em Portugal a direitalha vai-se queixar do "socialismo" (em pleno país capitalista) e da "extrema-esquerda".
  • Bravo!
    07 jan, 2023 Portugal Gentrificado. 16:44
    Ponham os olhos nisto e façam o mesmo cá. Que as políticas de Habitação não sejam só "esmolas" de habitação social, mas encarar o problema de fundo e a sério. E já agora limitar e regular alugueres de curta duração.

Destaques V+