Tempo
|
A+ / A-

Equador descobre cogumelo com potencial antibacteriano

06 jan, 2023 - 09:10 • Olímpia Mairos , com agências

A nova espécie de cogumelos pode inibir doenças como a diarreia, pneumonia ou meningite.

A+ / A-

Chama-se “Gloeocystidiellum lojanense” é um “cogumelo ressupinado e corticoide com potencial antibacteriano contra a Escherichia coli”. Foi descoberto num parque nacional no sul do Equador e, segundo os cientistas, tem um potencial antibacteriano, especialmente para inibir uma bactéria causadora de doenças, como a diarreia, pneumonia ou meningite.

Segundo o Instituto Nacional de Biodiversidade (Inabio) do Equador, a descoberta foi feita por investigadores do Inabio e das universidades Técnica Particular de Loja (TPL) do Equador e das academias belgas de Lieja e Lovaina, numa reserva de biodiversidade na província andina de Loja, no sul do país.

De acordo com os investigadores Andrea Jaramillo-Riofrío, Cony Decock, Juan Pablo Suárez, Ángel Benítez, Gabriel Castillo e Darío Cruz a nova espécie de cogumelos “mostrou atividade antibacteriana contra os quatro tipos da espécie E.coli”.

Já o Inabio explica que uma ação inibidora do cogumelo sobre a bactéria “pode dever-se ao facto de estes patótipos de E.coli serem menos virulentos e resistentes”, assinalando que “micro-organismos patógenos, como bactérias, cogumelos e vírus, causam infeções e são causadores de problemas de saúde pública, pela alta taxa de mudanças genéticas, mecanismos de resistência ou uso incorreto e excessivo de antimicrobianos no tratamento”.

“A resistência bacteriana aos antibióticos aumenta as taxas de infeção, como, por exemplo, as bactérias 'Gram-negativas' incidem em 61,3% das infeções, as 'Gram-positivas (34,8%), leveduras (2%) e outros patógenos (1,9%), principalmente em países em desenvolvimento”, acrescenta.

O Instituto Nacional de Biodiversidade observa, ainda, que “a família das bactérias ‘Enterobacteriaceae’ ou ‘Gram-negativas´’ é o grupo maior e heterogéneo de importância clínica causadora de infeções em humanos, principalmente por géneros como 'Citrobacter', 'Enterobacter', 'Escherichia', 'Klebsiella', 'Proteus', 'Serratia', 'Shigella' e 'Salmonela'”.

“Entre estas infeções, 80% correspondem a trato urinário, pneumonia, diarreia, meningite, sepsis e choque endotóxico", destaca o Inabio, ao enunciar o potencial para a saúde humana da nova espécie de cogumelo achado no Parque Nacional Podocarpus”.

Considerado um dos países com mais diversidade no planeta, o Equador possui uma grande diversidade de cogumelos que “requerem investigação taxonómica, pelo seu potencial bioativo e pelas possíveis aplicações em campos como o da saúde humana”, acrescenta.

“Os cogumelos constituem um grupo promissor de interesse para a procura de compostos bioativos, além de serem um grupo de organismos muito diversos, com uma estimativa de entre 1,5 milhões a cinco milhões, dos quais apenas uma pequena porção (cem mil) se descreveu”, detalha o Inabio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+