Tempo
|
A+ / A-

Temperaturas altas no inverno "vão tornar-se mais frequentes", diz climatologista

04 jan, 2023 - 09:55 • Ana Fernandes Silva

Climatologista alerta que “os ecossistemas não estão preparados para se adaptar a uma taxa de aumento tão rápida”.

A+ / A-

Inverno com temperaturas altas em muitos países europeus é uma realidade que vão tornar-se cada vez mais comum.

Em declarações à Renascença, o climatologista Carlos da Câmara admite que este “tipo de eventos vão tornar-se mais frequentes e mais intensos”.

O especialista alerta para as alterações climáticas, que considera serem “a maior ameaça à estabilidade em termos de paz no planeta”. No entanto, salvaguarda: que “não se pode fazer uma ligação direta entre este fenómeno de temperaturas extremas na Europa e as alterações climáticas, porque o clima é uma estatística”.

Carlos da Câmara sinaliza que “este tipo de situações vão tornar-se mais frequentes, vão afetar extensões maiores e, por isso, temos de começar a aprender a conviver com este tipo de situações”.

O climatologista salienta ainda que “nunca na história do clima houve registo de uma taxa de aumento de temperatura média global como a que estamos a ter desde a altura da revolução industrial”.

O especialista considera que o maior “problema é que os ecossistemas não estão preparados para se adaptar a uma taxa de aumento tão rápida”.

Este inverno está a ser de calor em muitos países europeus, com temperaturas a baterem recordes como, por exemplo, na vizinha Espanha, no domingo, Bilbau atingiu os 25 graus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+