Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inverno quente. Cientistas atribuem alterações a aquecimento global

04 jan, 2023 - 17:16 • Teresa Paula Costa

O sudoeste de França atingiu 25 graus na passagem de ano e o Alpes suíços estão sem neve.

A+ / A-

Os cientistas admitem que as temperaturas altas que se fizeram sentir em várias partes da Europa no período da passagem do ano possam ter a ver com o aquecimento global.

Citado pela agência Reuters, Friederike Otto, cientista climático do Imperial College London, disse acreditar que “o calor que bateu recordes em toda a Europa durante o Ano Novo foi tornado mais provável devido à mudança climática causada pelo homem, tal como a mudança climática está agora a tornar cada onda de calor mais provável e mais quente".

Na Hungria, a capital Budapeste, viu os termómetros chegarem aos 18,9 graus Celsius a 1 de janeiro, depois de já ter registado uma véspera de Natal mais quente do que o habitual.

Em França, onde a noite de 30 para 31 de dezembro foi a mais quente desde que se começaram a fazer registos, as temperaturas subiram quase aos 25ºC no Sudoeste, no dia de Ano Novo, enquanto as, normalmente, agitadas estâncias de esqui europeias estavam desertas devido à falta de neve.

Já no aeroporto de Bilbao, no País Basco espanhol, a temperatura atingiu 25,1ºC e viam-se pessoas a apanhar sol enquanto se sentavam no exterior do Museu Guggenheim da cidade ou caminhavam ao longo do rio Nervion.

Embora os cientistas ainda não tenham analisado especificamente como as alterações climáticas afetaram as recentes altas temperaturas, pensa-se que o tempo quente de janeiro se enquadra na tendência, a longo prazo, de subida das temperaturas originadas pelas alterações climáticas.

Por outro lado, dão continuidade e uma série de eventos climáticos extremos que ocorreram no último ano e que os cientistas concluíram estarem diretamente relacionados com o aquecimento global, incluindo as ondas de calor na Europa e na Índia e as cheias no Paquistão.

Segundo Otto, “os picos de temperatura também podem fazer com que as plantas comecem a crescer no início do ano, tornando-as vulneráveis a serem completamente destruídas pelas geadas”.

Segundo a agência Reuters, a televisão checa relatou que algumas árvores estavam a começar a florescer em jardins privados, enquanto o gabinete de meteorologia e climatologia da Suíça emitiu um aviso de pólen para as pessoas alérgicas a aveleiras com floração precoce.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    05 jan, 2023 Porto 09:56
    Liberdade, cada um a pensar pela sua própria cabeça, fazer a cabeça do outro vale o que vale. Se não viesse a chuva, mal de nós, veio a chuva... ok! mas.... Assim falam os "cientistas".

Destaques V+