Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Nova subvariante XBB.1.5 é responsável pela maioria dos casos nos EUA

04 jan, 2023 - 05:26 • Lusa

Está relacionada com a variante da Ómicron XBB, que foi encontrada em pelo menos 35 países e com gravidade clínica em Singapura e na Índia. Especialistas alertam que pode ser mais transmissível do que outras variantes.

A+ / A-

A nova subvariante da Ómicron, a XBB.1.5, está a propagar-se pelos Estados Unidos e já representa cerca de 40% dos casos de Covid-19 no país, perante os 20% registados na semana passada, foi divulgado esta terça-feira.

De acordo com os mais recentes dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doença (CDC, sigla em inglês), esta subvariante lidera o número de casos de Covid-19 no país e tem vindo a ganhar espaço sobretudo no noroeste.

Em regiões como Nova Iorque, atinge já os 75% de casos confirmados.

O CDC alerta que esta subvariante dominante da covid-19 "pode ser mais transmissível do que outras variantes", embora ainda seja desconhecido se tem efeitos "mais graves".

Os hospitais norte-americanos estão a registar um aumento nos internamentos no último mês, embora a região noroeste, que tem altos números de casos com esta subvariante, não esteja a sofrer um aumento desproporcional nas hospitalizações, em comparação com outras regiões.

A XBB.1.5 está relacionada com a variante da Ómicron XBB, que foi encontrada em pelo menos 35 países e com gravidade clínica em Singapura e na Índia, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde.

A Covid-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado há três anos na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, tendo assumido várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

A doença é uma emergência de saúde pública internacional desde 30 de janeiro de 2020 e uma pandemia desde 11 de março de 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abrolhos
    04 jan, 2023 Portugal 11:53
    Repetição das verdades (falsas) outra vez....!

Destaques V+