Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia vai exibir documentários sobre "invasão" da Ucrânia

03 jan, 2023 - 16:25 • Rosário Silva

Putin ordenou ao Ministério da Defesa que colabore na iniciativa que pretende homenagear os militares russos.

A+ / A-

O Presidente russo decidiu proporcionar a exibição de documentários, nas salas de cinema do país, sobre a invasão da Ucrânia, naquilo que designa de “uma operação militar especial”.

Depois de uma reunião com os familiares de militares que estiveram na linha da frente, numa operação militar desenvolvida em 25 de novembro último, Vladimir Putin ordenou ao Ministério da Cultura que desenvolva os esforços necessários para concretizar a iniciativa.

“Para garantir exibição em redes cinematográficas de documentários nacionais sobre temas dedicados a uma operação militar especial para combater a propagação da ideologia neonazista e neofascista”, bem como “sobre a organização da festa patriótica”, pode ler-se no site do kremlin, consultado pela Renascença.

Para o efeito, o Presidente russo pede a colaboração do Ministério da Defesa com a finalidade de “auxiliar os documentaristas russos na preparação de material cinematográfico sobre os participantes da operação militar especial”, que demonstraram “bravura, coragem e heroísmo”.

Os ministérios da Cultura e da Educação, juntamente com as famílias dos soldados vão ainda empenhar-se em criar espaços públicos, nomeadamente museus escolares, onde seja possível fazer eco dessa “operação militar especial”.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    04 jan, 2023 Lisboa 11:42
    E esses documentários vão exibir as atrocidades sobre prisioneiros de guerra e civis ucranianos, as deportações forçadas, as valas comuns, a destruição da Ucrânia e a nova "estratégia" do Estado-Maior russo que, já que não conseguiu tomar Kiev e as ofensivas atuais estão num impasse tendo a Rússia já perdido 60% do território ucraniano que tomou numa invasão criminosa, esse estado-Maior decidiu atacar infraestruturas e alvos civis?

Destaques V+