Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vladimir Putin e Xi Jinping conversam esta sexta-feira por videoconferência

30 dez, 2022 - 06:15 • Lusa

De acordo com o Kremlin, vão ser discutidos “os problemas regionais mais agudos”, no âmbito de uma parceria estratégica entre os dois países.

A+ / A-

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, vão reunir-se esta sexta-feira por videoconferência para discutir "problemas regionais", no âmbito da sua parceria estratégica.

A recusa chinesa de condenar a invasão da Ucrânia e de impor sanções à Rússia, como outros países, tem estreitado ainda mais os laços entre Pequim e Moscovo.

Antes da invasão, Putin e Xi reuniram-se em Pequim, em 04 de fevereiro, e divulgaram uma declaração conjunta em que denunciaram a influência dos Estados Unidos e o papel das alianças militares ocidentais na Europa e na Ásia como desestabilizadores.

Nos dias seguintes, a diplomacia chinesa acusou os Estados Unidos de inflamarem a ameaça de guerra com declarações sobre a iminência de uma invasão da Ucrânia pelas tropas russas.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência estatal russa TASS, disse que Putin e Xi falarão sobre os problemas regionais mais agudos", tanto os que estão "mais próximos" da Rússia, como os que "estão mais próximos da China".

"No espírito de uma verdadeira parceria estratégica, os nossos líderes irão discutir estes problemas" na reunião, cujo início será aberto, adiantou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agulhas
    30 dez, 2022 Mund 17:01
    A China está a prever ter a Rússia no bolso, e ter combustíveis ao preço da chuva que lhe hão-de dar uma vantagem comercial sobre os EUA e sobre a UE. Putin deve pensar que depois também pode ameaçar a China para a controlar, mas aí vai estar a pescar num lago sem peixe, pois a China, prudentemente, não cortou com o Ocidente e nessa altura, mudará outra vez a agulha.

Destaques V+