Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália deixa navio humanitário desembarcar migrantes

27 dez, 2022 - 22:40

“Ocean Viking” segue com 113 pessoas a bordo.

A+ / A-

Itália atribuiu ao navio humanitário “Ocean Viking”, da SOS Méditerranée, um porto seguro para desembarcar as 113 pessoas resgatadas naquela que foi a sua primeira operação após ter atracado em França em novembro, anunciou aquela organização humanitária.

O navio tomou a direção do porto de Ravena, no nordeste de Itália, designado pelas autoridades italianas como porto seguro, refere a SOS Méditerranée, num comunicado citado pela Agência France Presse, lamentando os "quatro longos dias de navegação" necessários para lá chegar.

De acordo com aquela organização não-governamental, os migrantes que seguem a bordo do navio, foram resgatados na noite de segunda-feira para hoje em águas internacionais, dependentes da zona de busca e salvamento de Malta, próximo da zona líbia.

"À medida que nos dirigimos para Norte, tememos que outras pessoas em perigo no mar não possam ser resgatadas", salientou a ONG, que tem sede em Marselha, no sudeste de França.

Segundo aquela organização, entre as pessoas resgatadas estão "23 mulheres, algumas das quais grávidas, cerca de trinta menores desacompanhados e três bebés, o mais novo com apenas três semanas".

Os migrantes seguiam num "barco pneumático preto sobrecarregado, em total escuridão".

Em meados de novembro, o Ocean Viking atracou em Toulon, no sudeste da França, com 230 migrantes resgatados entre a Líbia e a Itália, após ficar três semanas à deriva em busca de um porto seguro.

O Governo francês concordou receber o barco "em caráter excecional" após a recusa de Itália, situação que causou tensões diplomáticas entre os dois países.

Colocados numa "área de espera" fechada, a maioria dos sobreviventes foi libertada por ordem judicial, porque eram menores desacompanhados ou porque foram admitidos em França na condição de refugiados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+