Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inundações nas Filipinas causaram pelo menos 13 mortos e 23 desaparecidos

27 dez, 2022 - 08:59

A catástrofe marcou as celebrações de Natal na nação mais católica da Ásia, onde centenas de milhares de filipinos se deslocam dos centros urbanos para as províncias durante a época festiva.

A+ / A-

Pelo menos 13 pessoas morreram e 23 foram dadas como desaparecidas nas inundações registadas, desde sábado, em várias regiões do sul e do leste das Filipinas, disse hoje a agência de gestão de desastres naturais.

Na última atualização, a equipa de emergência filipina afirmou que cerca de 45.337 pessoas estão deslocadas das suas casas devido às inundações, que estão a afetar mais de 160 mil pessoas em numerosas cidades de todo o país.

A ilha de Mindanau, no sul do arquipélago, e o sudeste de Luzon, a ilha mais povoada, foram as áreas mais afetadas pelas fortes chuvas registadas desde o fim de semana, indicou o Serviço Meteorológico filipino.

As chuvas pararam e a água já começou a regredir, o que está a ajudar as equipas de emergência a localizar os desaparecidos.

As Filipinas estão entre as nações mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas. Especialistas de agências internacionais apontaram que o mau estado das infraestruturas e as habitações precárias como um dos principais fatores para um elevado número de mortes nas catástrofes naturais registadas no país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+