Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manifestação na Síria homenageia três curdos mortos em Paris

25 dez, 2022 - 16:19 • Lusa

Os manifestantes entoaram 'slogans' contra o "extermínio" do povo curdo e proclamaram que "os mártires de Paris permanecerão para sempre nos seus corações".

A+ / A-

Centenas de curdos sírios manifestaram-se este domingo no nordeste da Síria pelos três "mártires" curdos mortos em Paris, na sexta-feira, por um francês que enfrenta acusações de homicídio e tentativa de homicídio com motivo racista.

Um reformado francês de 69 anos admitiu ter aberto fogo num centro cultural curdo e num salão de cabeleireiro em Paris, matando três curdos, e disse que o tinha feito por "ódio aos estrangeiros".

Foi hospitalizado numa unidade psiquiátrica após ter sido levado sob custódia no sábado.

Centenas de pessoas responderam a um apelo para se manifestarem em Hassake, lançado pelas autoridades da região curda semiautónoma do nordeste da Síria.

Os manifestantes entoaram 'slogans' contra o "extermínio" do povo curdo e proclamaram que "os mártires de Paris permanecerão para sempre nos [seus] corações".

"Os curdos estão a lutar contra a aniquilação, estão a ser massacrados em todo o lado, mesmo em Paris, a cidade do amor e da liberdade", disse a ativista feminista Evin Basho, 33 anos, que participou na manifestação, exigindo que o assassino seja levado à justiça.

Muitas vezes descritos como "os maiores apátridas do mundo", os curdos são um grupo étnico muçulmano espalhado por regiões da Síria, Turquia, Iraque e Irão.

"Esta é uma guerra contra o nosso povo, visando-nos nas quatro partes do Curdistão e mesmo na Europa", disse outro manifestante, Azad Suleiman, de 55 anos, à AFP.

Em França, as manifestações em homenagem às vítimas ocorreram no sábado e ficaram marcadas pela violência em Paris e Marselha (sudeste).

O ataque de sexta-feira, descrito como "odioso" pelo Presidente francês Emmanuel Macron, reavivou o trauma do assassinato de três ativistas curdos em Paris em janeiro de 2013, um caso que continua por resolver até hoje.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+