Tempo
|
A+ / A-

Tempestade faz 17 mortes nos EUA e deixa centenas de milhares sem energia

24 dez, 2022 - 23:09 • Ricardo Vieira, com Lusa

Pelo menos. 2.100 voos foram cancelados este sábado, véspera de Natal, numa altura em que milhões de pessoas tentam reunir-se com as famílias.

A+ / A-

Aumenta para 17 o número de mortes na sequência da tempestade gelada que está a atingir os Estados Unidos nesta época de Natal.

As vítimas mortais ocorreram nos estados de Oklahoma, Kentucky, Missouri, Tennessee, Wisconsin, Kansas, Nebraska e Ohio.

O nevão deixou cerca de 700 mil famílias sem fornecimento de energia elétrica em várias partes do país.

O temporal também está a afetar os transportes. Pelo menos. 2.100 voos foram cancelados este sábado, véspera de Natal, numa altura em que milhões de pessoas tentam reunir-se com as famílias.

Foto: Jalen Wright/EPA
Foto: Jalen Wright/EPA
Foto: Jalen Wright/EPA
Foto: Jalen Wright/EPA
Acidente com dezenas de viaturas no Ohio
Acidente com dezenas de viaturas no Ohio

Este número soma-se aos quase seis mil cancelamentos ocorridos na sexta-feira, segundo o site FlightAware, provocando o desespero entre os utentes dos diversos aeroportos do país.

O serviço meteorológico nacional norte-americano, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês), que previu a quadra natalícia mais fria em décadas, informou hoje que fortes nevões e ventos fortes são esperados no centro-oeste e nordeste, bem como baixas temperaturas no centro e leste do país.

De acordo com um relatório divulgado às 15h00 (horário de Lisboa), 3,6 milhões de pessoas continuam em alerta de tempestade de inverno.

A agência explicou, em comunicado, que viajar ao longo do sábado em algumas zonas do país será "extremamente perigoso e até impossível" e alertou que "os ventos gelados representam um perigo mortal para os viajantes que estão presos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+