Tempo
|
A+ / A-

Turquia

Erdogan acusa UE de acolher terroristas turcos enquanto rejeita migrantes

23 dez, 2022 - 15:28 • Lusa

“Convertem as suas portas em muros para sírios, iraquianos e africanos, mas franqueiam a entrada aos terroristas do PKK e aos gulenistas”, diz Presidente turco.

A+ / A-

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou esta sexta-feira a Europa de rejeitar migrantes da Síria e África mas permitir a entrada no espaço europeu de cidadãos turcos acusados de terrorismo ou de golpes militares no seu país.

“O efeito negativo das vagas de ódio, produto de um ponto de vista perverso dirigido aos muçulmanos, permanece na nossa vizinhança. A atitude da Grécia chegou a um ponto de brutalidade”, disse o chefe de Estado turco na abertura de um congresso judicial em Istambul dedicado ao mundo islâmico.

Erdogan acusou os países europeus de acolherem requerentes de asilo do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda da Turquia, e da confraria do predicador exilado Fethullah Gülen, a quem atribuiu o fracassado golpe de Estado de 2016.

“Convertem as suas portas em muros para sírios, iraquianos e africanos, mas franqueiam a entrada aos terroristas do PKK e aos gulenistas”, insistiu.

Erdogan recordou que a Turquia pediu com insistência a numerosos países europeus a extradição de importantes membros da confraria de Gülen, que fugiram do país após o falhanço do golpe, mas sem obter resposta.

Gülen, até 2012 um aliado próximo do Governo de Erdogan, e cujos seguidores ocupavam altos cargos no aparelho de Estado, em particular no sistema de ensino, na área judicial, na polícia ou nas Forças Armadas, vive exilado nos Estados Unidos desde 1999.

As autoridades norte-americanas envolvidas neste caso indicam que os documentos enviados por Ancara para pedir a sua extradição não são suficientes para um processo judicial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    24 dez, 2022 Lisboa 12:52
    Não gostas é que te façam frente. E é por isso que estás a retardar a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO: PURA CHANTAGEM! Não percebo porque não aplicam uma medida como aplicaram à Hungria quando tentou fazer chantagem com os 18 000 Milhões de ajuda para a Ucrânia. Aqui, bastava todos os Países da NATO menos a Turquia - e a Hungria, se continuar armada em mete-nojo! - assinarem um mini tratado NATO com a Suécia e a Finlândia com todos os direitos e deveres de um membro da NATO, e mandar bugiar a Turquia.

Destaques V+