Tempo
|
A+ / A-

Hermano Sanches Ruivo

Autarca português em Paris: “A sociedade francesa está bastante fraturada"

23 dez, 2022 - 18:19 • Isabel Pacheco

Autarca parisiense espera que a manifestação de homenagem às vitimas agendada para sábado não sirva de pretexto para mais confrontos.

A+ / A-

Hermano Sanches Ruivo, vereador português na câmara de Paris, acredita que não há razões para que os confrontos registados esta sexta-feira no 10º bairro de Paris entre a polícia e manifestantes se alastrem à cidade.

Em declarações à Renascença, o português de Alcains radicado em França mostra-se convencido de que os episódios de violência que se registaram após o ataque à comunidade curda tiveram influência extremista.

“A sociedade francesa está bastante fraturada e, automaticamente, a extrema-esquerda e extrema-direita estão-se a aproveitar do que está a acontecer, o que leva ao escalar de uma situação que é muito limitada a um espaço de Paris”, explica o autarca parisiense que descreve um cenário de aparente normalidade na cidade.

“Diria que 90% do território parisiense está a viver plenamente um dia antes da véspera de Natal. Muitos deles vão descobrir o que está a acontecer quando regressarem a casa”, refere Hermano Sanches Ruivo.

Sobre a manifestação agendada para as 12h00 de sábado pela comunidade curda, Hermano Sanches Silva espera que o momento sirva “de recolhimento e de homenagem às vítimas” e não sirva de pretexto para mais confrontos.

O momento de homenagem “é normal que aconteça”. A questão, lembra o autarca, é “como a iniciativa vai ser organizada e aproveitada para eventuais distúrbios”.

Manifestantes curdos e a polícia entraram, esta sexta-feira, em confrontos no centro de Paris, na sequência de um aparente crime de ódio contra a comunidade curda na capital francesa.

O ataque ocorrido no 10º bairro, perto do centro comunitário curdo, provocou, pelo menos, três mortos e três feridos, um deles em estado grave.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+