Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nuclear já representa um quarto da produção de energia na União Europeia

21 dez, 2022 - 16:34 • Sandra Afonso

A produção de energia nuclear aumentou 7% entre 2020 e 2021. É uma das alternativas da União Europeia ao gás natural proveniente da Rússia.

A+ / A-

O recurso à energia nuclear está a aumentar na União Europeia (UE) e já representa 25% da produção total.

De acordo com o Eurostat, em 2021, um quarto da energia produzida na União Europa teve origem no nuclear. Em comparação com 2020, registou-se um aumento de 7%.

Apesar de 14 países não terem reatores nucleares, incluindo Portugal, e dos ataques à central de Zaporíjia, na Ucrânia, terem exposto novamente os riscos desta opção, o nuclear continua a ser considerado uma opção.

Esse caminho foi reforçado pela própria UE, que cedeu agora ao nuclear, como uma das alternativas ao gás natural proveniente da Rússia.

Entre os produtores, França lidera e é responsável por mais de metade da produção de energia nuclear: 52%, ou seja, 379.361 gigawatts-hora (GWh). A seguir está a vizinha Alemanha, com 9% da produção total (69.130 GWh). Destacam-se ainda Espanha (8%), Suécia e Bélgica (ambas com 7%).

Só estes cinco países "representaram mais de 83% da quantidade total de eletricidade gerada em instalações nucleares na União Europeia", explica o Eurostat.

Apesar haver menos reatores - são agora 106, menos três do que em 2020 -, há maior produção de energia nuclear. Ao todo, em 2021, foram produzidos no espaço comunitário mais 48.189 GWh de energia através do nuclear, para um total de 731.701 GWh de eletricidade nuclear.

São 13 os Estados-membros a produzir energia nuclear: Bélgica, Bulgária, Chéquia, Alemanha, Espanha, França, Hungria, Holanda, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia e Suécia.

Além de maior produtor, a França é também o Estado-membro mais dependente desta fonte de energia, que representa 69% do total de energia que produz.

Na lista dos que não produzem energia nuclear estão Portugal, Dinamarca, Estónia, Irlanda, Grécia, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Áustria e Polónia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    21 dez, 2022 Porto 19:46
    Rigor, muito rigor e de resto temos tudo, equipas a vigiar equipas que são vigiadas por outros assim mesmo, redobrada as vezes que forem precisas e tudo correrá como até aqui, dinheiro (que geram) sobra. Mesmo assim Azazel tudo fará para apanhar falhas no facilitismo e daí desmanchar-se a rir às gargalhadas por confundirem ciências com os facilitismos das suas vidas pessoais. Tudo vai correr bem.

Destaques V+