Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

EUA apreenderam suficiente Fentanil para matar 330 milhões de pessoas. Que droga é esta?

21 dez, 2022 - 09:25 • Joana Azevedo Viana

Autoridades federais norte-americanas apreenderam este ano mais do dobro do Fentanil que tinham apreendido no ano anterior, na sua maioria produzido por cartéis da droga no México com recurso a químicos importados da China, em doses suficientes para provocar a morte de todas as pessoas que vivem nos EUA.

A+ / A-

O que é o Fentanil?

É um opióide sintético usado em medicação analgésica, sendo indicado para aliviar dor crónica e dores muito fortes, nomeadamente no pós-operatório, para além de ser usado em anestesias em combinação com outros fármacos

Pode ser encontrado na forma de comprimidos, adesivos transdérmicos ou injeções, sempre sujeitos a receita médica.

Uma substância altamente aditiva, o Fentanil é 50 vezes mais potente que a heroína e, de acordo com a agência norte-americana de combate ao tráfico de droga (DEA), representa a mais letal ameaça que os EUA enfrentam relacionada com o consumo de droga.

Quanto Fentanil foi apreendido nos EUA em 2022?

De acordo com a DEA, ao longo deste ano foram apreendidos nos EUA mais de 4.500 quilos de Fentanil em pó, para além de mais de 50.6 milhões de comprimidos de Fentanil desenvolvidos para se assemelharem a outros analgésicos.

Ao todo, foram intercetadas 379 mil doses potencialmente letais de Fentanil, o correspondente a apenas dois miligramas cada dose. A droga é tão potente que basta uma dose do tamanho da ponta de um lápis para potencialmente provocar a morte a quem a consome.

Ao todo, a DEA apreendeu mais do dobro de Fentanil que tinha apreendido em 2021.

De onde veio o Fentanil apreendido?

A agência diz que a maior parte foi produzida em massa em fábricas secretas no México pelos cartéis de droga Sinaloa e Jalisco.

Esse Fentanil é fabricado com recurso a químicos importados da China e depois traficado para os EUA.

"É a principal prioridade da DEA derrotar estes cartéis da droga -- Sinaloa e Jalisco -- que são os principais responsáveis pelo Fentanil que hoje está a matar norte-americanos", indica a administradora da agência federal, Anne Milgram.

Quantas mortes foram provocadas pelo Fentanil?

Mais de 100 mil norte-americanos morreram de overdose em 2022, sendo que dois terços dessas mortes são atribuídas ao consumo de Fentanil.

A quantidade de Fentanil apreendida ao longo do ano, aponta a DEA, é suficiente para matar os 330 milhões de residentes nos EUA.

Que outras drogas foram apreendidas pela DEA em 2022?

Para além do Fentanil, foram apreendidas ao longo do ano mais de 59 toneladas de metanfetaminas, mais de 1.950 quilos de heróina e mais de 200 toneladas de cocaína.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+