Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE chega a acordo para um teto máximo no preço do gás

19 dez, 2022 - 16:48 • Diogo Camilo

Os ministros da Energia dos 27 Estados-membro acertou o valor máximo nos 180 euros por Megawatt/hora. Atualmente, o índice está nos 115 euros por MW/h.

A+ / A-

Os 27 ministros da Energia chegaram esta segunda-feira a acordo para um teto máximo do preço do gás na União Europeia.

A medida foi anunciada pelo representante da presidência checa do Conselho Europeu, no Twitter. "Conseguimos chegar a um acordo muito importante sobre o teto do preço do gás. A Europa terá assim um pacote de medidas que a ajudará a preparar-se para o próximo inverno e a proteger os cidadãos e as empresas das oscilações extremas de preços", escreveu Jozef Sikela.

A partir de fevereiro, o mecanismo de correção de preços é acionado quando se ultrapassarem os 180 euros por Megawatt/hora, durante três dias úteis consecutivos. Atualmente, o índice está nos 115 euros por MW/h.

Só a Hungria votou contra e a Áustria e os Países Baixos abstiveram-se. A Alemanha resistiu até à última, mas acabou por concordar com o limite

Este acordo político permite também que avancem as compras conjuntas de gás.

O governo português já reagiu à aprovação, considerando que se trata de um acordo equilibrado.

À saída da reunião dos 27, o secretário de Estado adjunto da Energia diz que "é muito bom" que o mecanismo tenha sido aprovado, mesmo que possa não ser utilizado.

[Atualizado às 18h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+