Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Ministro da Defesa russo visitou forças no terreno

18 dez, 2022 - 10:45 • Lusa

Sergei Shoigu inspecionou as forças russas destacadas para a operação militar na Ucrânia, numa deslocação que incluiu uma visita à linha da frente para falar com soldados russos.

A+ / A-
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou a área da operação militar na Ucrânia, para inspecionar as forças russas aí destacadas, afirma um comunicado das Forças Armadas da Rússia divulgado este domingo. "Shoigu sobrevoou as zonas de posicionamento das tropas e inspecionou as posições das unidades russas na área da operação militar especial", numa deslocação que incluiu uma visita à linha da frente para falar com os soldados, afirma-se na nota. O responsável governamental pela Defesa recebeu dos militares no terreno relatórios sobre a situação atual e as ações das forças russas, disse a mesma fonte, sem adiantar quando se realizou a visita. O comunicado surge dois dias após um encontro entre o Presidente Vladimir Putin e os chefes da operação russa na Ucrânia, na qual participou o ministro da Defesa. O ministro "prestou especial atenção" à organização do abastecimento das tropas, às condições de vida e também ao trabalho dos serviços médicos e de retaguarda, acrescenta-se na nota. A reunião extraordinária realizada na passada sexta-feira, com o Presidente russo, Vladimir Putin, ter-se-á destinado a preparar os próximos passos no campo de batalha na Ucrânia. Na semana passada, Putin admitiu que a campanha poderia arrastar-se, tendo vários altos funcionários ucranianos afirmado recentemente que o Kremlin está a preparar uma grande ofensiva para o início de 2023, não excluindo a possibilidade de o exército russo tentar retomar a capital, Kiev. O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse, por seu turno, que "a Rússia está a preparar-se para uma longa guerra" e manifestou a sua convicção de que Putin "lançará novas ofensivas".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    18 dez, 2022 Lisboa 22:10
    É quase certo que a Rússia planeia uma grande ofensiva de Primavera, para chegar a Kiev, e desta vez não vai cometer os erros anteriores. Cabe à Ucrânia decretar a Mobilização Geral e ao Ocidente reparar a industria de Defesa ucraniana e fornecer todo o armamento em quantidade e qualidade que a Ucrânia precisa para enfrentar a nova ameaça. Os fundos russos congelados no Ocidente podem servir para pagar esse esforço. E convém fazer umas movimentações de tropas NATO junto à fronteira da Bielorrússia para que esse gordo porco do Lukaschenko não tenha ideias de entrar na guerra. Quando vir tropas NATO em movimento junto à fronteira, vai meter a viola no saco e tirar da cachola a ideia de intervir na guerra ao lado da Rússia. É que já se viu que coragem por ali, é mito.

Destaques V+