Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

União Europeia já chegou a acordo sobre o nono pacote de sanções à Rússia

15 dez, 2022 - 21:41 • Redação com Lusa

Novo pacote de sanções vai ser formalizado esta sexta-feira.

A+ / A-

Já há acordo entre os 27 sobre o nono pacote de sanções à Rússia.

Esta quinta-feira, o Conselho da União Europeia alcançou um entendimento sobre o agravamento de medidas contra Moscovo, como resposta à intervenção militar na Ucrânia.

De acordo com a agência Reuters, o novo pacote será formalizado através de um “procedimento escrito” esta sexta-feira.

Em causa estão medidas restritivas para mais 200 indivíduos e entidades e restrições no acesso das forças russas a 'drones'.

"Os embaixadores chegaram a um acordo de princípio sobre um pacote de sanções contra a Rússia como parte do apoio contínuo da UE à Ucrânia", anunciou na rede social Twitter a presidência checa do Conselho.

Neste que é o nono pacote de sanções à Rússia e o terceiro negociado pela presidência checa da UE, "deverá ser confirmado amanhã através de procedimento escrito", adianta Praga.

A aprovação foi feita numa reunião dos embaixadores dos Estados-membros, à margem de um Conselho Europeu em Bruxelas.

Com a adoção deste nono pacote de sanções, serão incluídos mais 200 indivíduos e entidades, incluindo as Forças Armadas, assim como empresas de Defesa ligadas ao Kremlin (Presidência russa), membros do Parlamento russo e do Conselho da Federação, ministros, governadores e partidos políticos.

Ao mesmo tempo, está prevista uma proibição à exportação de 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) para a Rússia ou para países terceiros que possam ter relações comerciais com Moscovo, incluindo o Irão, que tem sido acusado de fornecer este tipo de aeronaves às forças russas na Ucrânia.

Além disso, a UE quer impor novos controlos e restrições à exportação, particularmente para os bens de dupla utilização, como produtos químicos e componentes eletrónicos e informáticos.

Um total de 1.241 indivíduos e 118 entidades estão abrangidos na lista de sanções da UE, que abrangem congelamento de bens e proibição de viajar.Já há acordo entre os 27 sobre o nono pacote de sanções à Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A melhor sanção
    16 dez, 2022 Destruir os invasores 09:58
    A melhor sanção é fornecerem de imediato à Ucrânia, treino militar, apoio em Informações e Logística, medicamentos, alimentos e centrais elétricas e sobretudo, sobretudo, todas as armas e munições que a Ucrânia precisa não só para enfrentar, como para correr com os Russos da Crimeia e territórios ocupados. Enquanto estiver com 18% da Ucrânia ocupada e o território russo não começar a ser bombardeado à séria, o Kremlin só quererá, ou uma nova ofensiva que os leve a Kiev, ou uma farsa negocial inaceitável para Kiev e para a UE e NATO, que à partida reconheça a espoliação de território, e a expulsão da NATO de Países que a ela se juntaram. A melhor sanção é destruir o exército russo na Ucrânia e Crimeia.

Destaques V+