Tempo
|
A+ / A-

Twitter suspende conta que rastreou avião privado de Elon Musk

15 dez, 2022 - 15:05 • Rosário Silva

Apesar de Musk ter prometido que não suspenderia a conta, a verdade é que há mais de um ano tentava que esta fosse eliminada. Para resolver o problema e contornar a situação, a empresa adotou novas restrições.

A+ / A-

O Twitter suspendeu na quarta-feira, de forma permanente, uma conta que revelava a localização do jato privado do Elon Musk, apesar do empresário e proprietário desta rede social ter deixado a promessa que não o faria em nome do seu “compromisso com a liberdade de expressão”.

A conta @ElonJet, com mais de 500 mil seguidores, foi removida quando a empresa publicou um conjunto de novas determinações que parecem ter sido concebidas especificamente para justificar a remoção da conta gerida por Jack Sweeney, natural da Florida.

Este estudante universitário de 20 anos utilizou informações de rastreio de voo, disponíveis para o público, para construir um software específico que publicava tweets sempre que o seu Gulfstream particular descolava e aterrava num aeroporto.

O último tweet da conta antes da suspensão, segundo a CNN, revelou que o avião privado de Musk tinha descolado de Oakland, Califórnia, na segunda-feira, com aterragem em Los Angeles, 48 minutos depois.

Sweeney acordou na quarta-feira com uma mensagem do Twitter informando-o que @ElonJet tinha sido suspensa permanentemente. Mais tarde, a sua conta pessoal e outras contas de rastreio de jatos que ele geriu foram também encerradas pela empresa.

Depois de meses de avanços e recucos no processo de compra do Twitter, o empresário ficou a braços com a situação desta conta que rastreava e anunciava os movimentos do seu jato privado.

Há mais de um ano que Elon Musk tentava que Jack Sweeney eliminasse a conta. O jovem empreendedor chegou mesmo a dizer que o multimilionário lhe tinha oferecido cinco mil dólares para esse efeito.

O criador do @ElonJet, que diz ser grande admirador de Musk e da SpaceX, considerou, a determinada altura, ter sido "um pouco absurdo que o homem mais rico do mundo, que coloca foguetões no espaço e consegue fazer com que o carro se guie sozinho, tenha pedido a um adolescente, caloiro na faculdade, para parar de rastrear o seu avião".

O problema parece estar agora resolvido, apesar de Musk ter afirmado que não iria encerrar a conta por estar comprometido com a “liberdade de expressão”.

Para contornar a questão, o Twitter adotou restrições em torno da partilha de localização, que até agora não faziam parte das políticas da empresa.

À política de informação do Twitter foi agora acrescentada uma nova cláusula que proíbe a partilha de dados de localização em tempo real, declarando que, por questões de segurança, "removeremos quaisquer tweets ou contas que partilhem a localização ao vivo de alguém".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+