Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Rússia rejeita declarar cessar-fogo no Natal

14 dez, 2022 - 13:06 • Olímpia Mairos

A proposta tinha sido feita pelo Presidente ucraniano com vista a colocar um ponto final num conflito que já dura há 10 meses.

A+ / A-

O Kremlin rejeitou, esta quarta-feira, a possibilidade de declarar um cessar-fogo no período do Natal.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha pedido à Rússia a retirada das suas tropas até ao Natal, como um primeiro passo para um acordo de paz, mas questionado pelos jornalistas, Dimitry Peskov afastou esse cenário e disse que “nenhuma proposta foi feita nesse sentido por nenhuma das partes”.

“É um assunto que não está na agenda”, disse o porta-voz do Kremlim.

Peskov diz que não haverá paz com Kiev até que Zelensky aceite as “realidades” no terreno - a saber, o controle russo sobre quatro regiões ucranianas anexadas em setembro após os “referendos” denunciados como coercitivos e ilegais.

Analistas militares alertam que um impasse no inverno pode instalar-se, com combates ferozes, especialmente na região ucraniana oriental de Donetsk, onde as forças russas continuam a investir para capturar a cidade de Bakhmut.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    15 dez, 2022 Eu 15:36
    A Ucrânia também rejeita, pelo que não é desta que o Kremlin consegue reorganizar e remuniciar as forças, para atacar de novo em Janeiro/Fevereiro, e se o conseguir fazer, vai ter o exército Ucraniano com novas remessas de armas ocidentais, à espera. Feliz Natal, russos. Para muitos de vós, vai ser o último...
  • Rússia, go home
    15 dez, 2022 fora 09:57
    O cessar-fogo do Natal em termos militares, só conviria à Rússia para esta reorganizar e reabastecer as forças a braços com os ataques diários das forças ucranianas. De pouco ou nada adiantaria para a resolução da situação. Só a derrota russa e a sua expulsão da Ucrânia, interessa.

Destaques V+