Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Penso que não há portugueses envolvidos" no Qatargate

14 dez, 2022 - 20:06 • Fábio Monteiro , enviado a Estrasburgo

Em declarações à Renascença, a eurodeputada Margarida Marques comenta o escândalo que está a abalar o Parlamento Europeu.

A+ / A-

A eurodeputada Margarida Marques acredita que não há portugueses envolvidos no caso Qatargate, que está a abalar o Parlamento Europeu.

Em declarações à Renascença, em Estrasburgo, Margarida Marques reage à notícia de que a eurodeputada Isabel Santos fez parte da organização não-governamental no centro do escândalo que levou à detenção da vice-presidente do Parlamento Europeu.

“Eu penso que não [há portugueses envolvidos]. E a Isabel Santos não está envolvida nessa situação. A Isabel Santos fazia parte do board, do quadro de honra, deste ‘think tank’”, sublinha Margarida Marques.

“Há muitos ‘think tanks' que funcionam na UE, em Bruxelas, em Estrasburgo. Há organizações não-governamentais que, muitas vezes, convidam deputados europeus para valorizar essas instituições. E a Isabel Santos e muitos outros aceitam participar nesse tipo de, digamos, organizações no sentido de estarem mais próximas dos cidadãos, de terem condições para um debate político mais aprofundado, de organizar iniciativas”, sublinha.

A eurodeputada socialista considera que, apesar do caso que está a abalar o Parlamento Europeu, “não podemos pôr em causa todas as estruturas que estão interessadas, honestamente, em debater a Europa”.

Margarida Marques mostra-se “surpreendida e chocada” com o chamado Qatargate e destaca que “a reação do Parlamento foi muito clara: tolerância zero a qualquer ato de corrupção que possa pôr em causa a instituição”.

Sobre as lições a tirar para o futuro, a eurodeputada portuguesa refere que o Parlamento Europeu já tinha debatido a criação de uma comissão de ética.

“Penso que se até agora havia dúvidas da necessidade da criação desta comissão, agora não há”, sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+