Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fundo de Solidariedade. UE desembolsa 720 milhões para sete países

14 dez, 2022 - 14:24 • Rosário Silva

Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Áustria, Luxemburgo, Espanha e Grécia são os países que vão receber ajuda da União Europeia para fazer face aos prejuízos provocados por catástrofes naturais em 2021.

A+ / A-

A União Europeia (UE) anunciou esta quarta-feira que vai atribuir cerca de 720 milhões de euros para ajudar sete países fustigados por catástrofes naturais.

Num comunicado de imprensa enviado à Renascença, a UE revela que esse apoio vai ser distribuído pela Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Áustria e Luxemburgo, “após uma série de inundações catastróficas no verão de 2021”.

À lista de países ajudados juntam-se a Espanha e Grécia, afetados com “erupções vulcânicas e um terramoto”.

Os eurodeputados aprovaram, exatamente, “718,5 milhões de euros” de ajuda no âmbito do Fundo de Solidariedade da UE.

No que diz respeito às inundações devastadoras de julho de 2021, a distribuição é feita da seguinte forma:

- 612,6 milhões de euros para a Alemanha

- 87,7 milhões de euros para a Bélgica

- 4,7 milhões de euros para os Países Baixos

- 797,520 euros para a Áustria

- 1,8 milhões de euros para o Luxemburgo

Para fazer face aos estragos provocados pela erupção vulcânica em La Palma, a Espanha vai 9,5 milhões de euros.

Relativamente ao terramoto ocorrido em Creta, a Grécia vai poder contar com 1,4 milhões de euros.

O pacote de ajuda, aprovado por 555 votos a favor, 7 votos contra e 4 abstenções é justificado, de acordo com o relator Henrike Hahn, “como sinal de solidariedade europeia”, dando “um importante contributo para os esforços de reconstrução na sequência destas catástrofes naturais”.

Contudo, o eurodeputado lembra que “o combate às causas das alterações climáticas deve ser a prioridade da UE, para minimizar o impacto e a ocorrência de fenómenos climáticos extremos no futuro".

Recorde-se que o Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) foi criado para responder às grandes catástrofes naturais e facilitar a solidariedade europeia com as regiões da Europa atingidas por catástrofes.

Desde a sua criação já foi utilizado para fazer face a uma centena de catástrofes naturais abrangendo uma série de diferentes eventos, incluindo inundações, incêndios florestais, terramotos, tempestades e seca.

Até agora, 28 países europeus já foram apoiados, num montante que ultrapassa os sete mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+