Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal vai ajudar Ucrânia com geradores, aquecedores e lâmpadas

13 dez, 2022 - 16:09 • Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros anuncia que o país vai associar-se ao apelo do Presidente Zelensky, que está a pedir 50 milhões de lâmpadas LED para reduzir o consumo de eletricidade.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, assegurou esta terça-feira que Portugal vai enviar geradores, aquecedores e lâmpadas LED para a Ucrânia, para contribuir para o novo mecanismo de coordenação da ajuda ao país sob ataque da Rússia.

A conferência "Solidários com a Ucrânia", organizada em Paris pelo Presidente francês Emmanuel Macron e em que Cravinho participou, criou o Mecanismo de Paris, para coordenação reforçada de ajuda internacional à Ucrânia, visando alocar a ajuda dada a este país com maior eficácia e melhor distribuição no terreno.

"Vamos contribuir para o novo mecanismo de coordenação com geradores, aquecedores e procurando corresponder a um pedido novo do Presidente Zelensky, que está a pedir 50 milhões de lâmpadas LED para reduzir o consumo de eletricidade, procuraremos corresponder a esse pedido. Portugal continuará a fazer a sua parte", garantiu o ministro português.

Assim, o Governo está agora a proceder à identificação de fornecedores portugueses de geradores para enviar para a Ucrânia, com 650 aquecedores prontos para partir já e mais mil euros por mês a partir de fevereiro, assim como lâmpadas LED que consomem menos e vão ajudar a Ucrânia a poupar energia.

O ministro lembrou ainda a promessa portuguesa de 250 milhões de euros de ajuda, montante "sem precedentes" para a escala portuguesa, com 30 milhões de euros adicionais para o apoio aos refugiados ucranianos que chegam à Polónia.

A iniciativa de Paris deverá permitir arrecadar mais de 400 milhões de euros em assistência a Kiev.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que interveio através de videoconferência, pediu aos 46 chefes de Estado e representantes presentes em Paris cerca de 800 milhões de euros para que o seu país consiga enfrentar o frio do inverno.

Este dinheiro servirá para a aquisição de gás, mas também para reparar os danos ao sistema energético pelos consecutivos bombardeamentos russos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+