Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinco mortos em manifestações contra a nova Presidente do Peru

13 dez, 2022 - 06:33 • Lusa

Entre os cinco mortos encontravam-se três adolescentes, um de 15 e dois de 16 anos.

A+ / A-

Pelo menos cinco pessoas morreram ontem em manifestações no sul do Peru contra a nova Presidente, Dina Boluarte, elevando o número total de mortes desde domingo para sete, disse o gabinete do Provedor de Justiça esta terça-feira.

"Registámos sete mortes" desde domingo, disse uma fonte daquele gabinete, acrescentando que as vítimas foram mortas a tiro.

Quatro pessoas morreram foram mortas, na segunda-feira, durante uma marcha reprimida pela polícia antimotim na cidade de Chincheros, na região de Apurimac, local de nascimento de Boluarte, no sudeste do país.

Uma outra pessoa morreu em Arequipa, a segunda cidade do Peru, quando a polícia atuou para retirar centenas de manifestantes do aeroporto, onde tinham erguido barreiras na pista de aterragem.

No domingo, duas pessoas morreram em manifestações que decorreram na cidade de Andahuaylas, também em Apurimac.

Entre os cinco mortos encontravam-se três adolescentes, um de 15 e dois de 16 anos.

A Provedoria de Justiça indicou que 32 civis ficaram feridos nos confrontos, bem como 24 agentes da polícia.

O Governo peruano decretou, na segunda-feira, o estado de emergência por 60 dias em sete províncias da região de Apurimac, centro dos protestos que exigem a demissão de Boluarte.

O executivo procura manter a "ordem interna" nas províncias de Abancay, Andahuaylas, Chincheros, Grau, Cotabambas, Antabamba e Aymaraes com o trabalho conjunto da Polícia Nacional Peruana (PNP) e das Forças Armadas, de acordo com o regulamento publicado no jornal oficial El Peruano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+