Tempo
|
A+ / A-

Peru. Protestos contra nova Presidente fazem dois mortos

12 dez, 2022 - 02:47 • Lusa

A informação é divulgada pelo ministro do Interior, César Cervantes, que se refere ainda à existência de "vários feridos".

A+ / A-

Duas pessoas morreram em manifestações contra a nova Presidente do Peru, Dina Boluarte, em Andahuaylas, cidade a 750 quilómetros de Lima, no sul do país, declarou o ministro do Interior, César Cervantes.

"Lamentamos a morte de duas pessoas e vários feridos nos confrontos. Peço à população que mantenha a calma", disse o ministro à rádio RPP, no domingo, pouco depois de um balanço da polícia ter registado um morto e cinco feridos.

A segunda vítima mortal foi identificada como Becam Romario Quispe Garfias, de 18 anos, indicou a Comissão de Coordenação dos Direitos Humanos (CNDDHH) peruana, na rede social Twitter.

As manifestações, realizadas em várias cidades do norte e sul do país pelo quarto dia consecutivo, exigem a demissão de Boluarte, que tomou posse na quarta-feira, depois de o Congresso ter afastado o antecessor Pedro Castillo, e eleições antecipadas.

Castillo tinha ordenado a dissolução do parlamento e o estabelecimento de um governo de emergência.

Dina Boluarte, que formou Governo no sábado, lamentou a existência de vítimas e reiterou o apelo ao diálogo, em mensagem difundida no Twitter.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+