Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA saúdam nova Presidente do Peru e elogiam "estabilidade política" no país

08 dez, 2022 - 20:32 • Lusa

Dina Boluarte assumiu a presidência do Peru, após a detenção de Pedro Castillo. É a primeira mulher a assumir a chefia de Estado daquele país da América Latina.

A+ / A-

Os Estados Unidos elogiaram esta quinta-feira o Peru por garantir "estabilidade democrática" e comprometeram-se em trabalhar com a nova Presidente, Dina Boluarte, que assumiu funções após a detenção do ex-chefe de Estado, Pedro Castillo.

"Nós saudamos as instituições peruanas por garantirem a estabilidade democrática e continuamos a apoiar o Peru e o seu Governo de unidade nacional que a Presidente Boluarte prometeu formar", disse hoje o porta-voz da diplomacia americana, Ned Price.

Segundo o responsável, os Estados Unidos "condenam categoricamente qualquer ação no Peru que procure destabilizar a ordem democrática e ir contra os compromissos assumidos na Carta Democrática Interamericana de respeito pelos valores democráticos, direitos humanos e Estado de Direito".

Na quarta-feira, Washington condenou a tentativa de dissolução do parlamento peruano por parte do ex-Presidente Pedro Castillo.

Já o Presidente mexicano, López Obrador, optou por adiar o reconhecimento da nova Presidente do Peru.

"Isso irá ser resolvido pelo Ministério das Relações Externas. Estão a fazer a análise da situação e temos de esperar um pouco. Está tudo muito fresco. Temos de aderir aos princípios constitucionais de não intervenção", disse hoje o chefe de Estado mexicano, numa conferência de imprensa.

O Ministério Público do Peru determinou na quarta-feira a detenção do Presidente deposto, por ter violado a ordem constitucional, após ter anunciado a dissolução do parlamento e a criação de um "governo de emergência".

O parlamento do Peru aprovou a moção de censura contra o Presidente do país por "incapacidade moral", com 101 dos 130 votos a favor, horas depois de Pedro Castillo ter anunciado a dissolução deste órgão, a criação de um "governo de emergência" e a instituição de um recolher obrigatório.

Dina Boluarte, anterior vice-Presidente peruana, foi empossada esta quarta-feira como a nova chefe de Estado do Peru, a primeira mulher a assumir o cargo no país.

Esta advogada de esquerda, de 60 anos, assegurou que entre os seus compromissos estará "a defesa" da soberania nacional e "cumprir e fazer cumprir" a Constituição e as leis do seu país.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+