Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelensky eleito Personalidade do Ano pela revista "Time"

07 dez, 2022 - 12:45 • Cristina Nascimento

A revista enaltece também "o espírito da Ucrânia". Presidente ucraniano tem sido o rosto do país desde a invasão russa, em fevereiro deste ano.

A+ / A-

O presidente ucraniano foi eleito Personalidade do Ano pela revista "Time". "Personalidade do Ano 2022 da Time: Volodymyr Zelensky e o espírito da Ucrânia", lê-se na publicação no Twitter da revista.

"Por provar que a coragem pode ser tão contagiosa quanto o medo, por estimular pessoas e nações a se unirem em defesa da liberdade, por lembrar o mundo da fragilidade da democracia - e da paz -, Volodymyr Zelensky e o espírito da Ucrânia são a Personalidade de 2022 da Time", afirma a publicação.

Zelensky, 44 anos, tem sido o rosto do país desde a invasão russa, em fevereiro deste ano. Volodymyr Zelensky não tinha qualquer experiência como político quando foi eleito para a Presidência da Ucrânia, em 2019. Até aí, era conhecido como ator e comediante.

No artigo da revista que justifica a escolha de Zelensky, lê-se que habitualmente esta eleição é complicada, mas que, este ano, foi bastante mais simples.

"Quer a batalha da Ucrânia nos encha de esperança ou medo, Volodymyr Zelensky galvanizou o mundo de uma forma que não se via há décadas", acrescenta a publicação.

Em 2021, o empresário Elon Musk foi a "Personalidade do Ano" para a mesma publicação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 dez, 2022 Lisboa 12:00
    Seja lá qual for o desfecho da Guerra, Zelensky mostrou na prática, que só perde, quem deixa de lutar. Apesar da dita superioridade militar esmagadora do "rolo compressor russo", a Ucrânia sobreviveu e já recuperou cerca de metade do território criminosamente ocupado pela canalha Russa. E se o Ocidente não fosse tão cobarde e tivesse pelo menos declarado a interdição do espaço aéreo sobre a Ucrânia, mesmo que isso significasse abater aviões e mísseis Russos, se calhar a Rússia ainda estava em escaramuças na fronteira, sem conseguir entrar em território ucraniano.

Destaques V+