Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

UE procura alternativas após Hungria vetar 18 mil milhões de euros em ajuda à Ucrânia

07 dez, 2022 - 11:28 • Redação

Estados-membros da UE têm até 19 de dezembro para tomar uma posição sobre o congelamento dos fundos à Ucrânia.

A+ / A-

O Governo da Hungria bloqueou na terça-feira um acordo entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) sobre um pacote de ajuda humanitária à Ucrânia no valor de 18 mil milhões de euros.

O veto húngaro força a Comissão Europeia e os outros países da UE a procurar uma solução alternativa para assegurar que Kiev recebe estes fundos em pleno inverno e em plena campanha de ataques aéreos pela Rússia.

Sem consenso entre os 27, o Executivo comunitário vai analisar como pode "fornecer a solução necessária à Ucrânia já a partir de janeiro", indicou o comissário europeu do Orçamento, Johannes Hahn, numa conferência dos ministros das Finanças do bloco.

Tal implicaria algo semelhante à chamada "cooperação reforçada", uma via legal que permite contornar vetos de Estados-membros, adiantam fontes da UE ao "Politico Europe".

Esta solução exigiria, contudo, que os países da UE alocassem parte dos seus Orçamentos nacionais para darem garantias de apoio, o que, nalguns casos, obriga a aprovação parlamentar, o que pode levar o seu tempo.

O primeiro-ministro húngaro está a aproveitar a obrigatoriedade do seu aval à ajuda à Ucrânia para assegurar que o seu país recebe parte dos fundos de recuperação da UE, que Bruxelas que congelar em resposta a violações do Estado de Direito pelo Governo nacionalista de Viktor Orbán.

Todos os outros assuntos nas agendas dos ministros europeus das Finanças ficam adiados com o veto húngaro, incluindo a decisão da UE em congelar 7,5 mil milhões de euros em fundos europeus alocados à Hungria por causa de suspeitas de corrupção.

"Não conseguimos adotar o pacote como um todo, mas não seremos desencorajados", disse o ministro checo das Finanças, Zbyněk Stanjura (a República Chega está atualmente na presidência rotativa da UE e será substituída pela Suécia a 1 de janeiro".

Stanjura encarregou o Conselho de trabalhra "numa solução apoiada por 26 Estados-membros" para contornar o veto húngaro.

Os Governos da UE têm até 19 de dezembro para tomar uma decisão quanto ao congelamento dos fundos europeus para a Hungria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    07 dez, 2022 Eu 12:17
    Quando não é a Turquia a chantagear com o veto à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, é a Hungria a chantagear o apoio à Ucrânia por não lhe terem dado os tais 7,5 mil milhões de euros ... No primeiro caso, já sugeri que os outros 26 membros da NATO assinem um mini-tratado NATO com a Suécia e Finlândia, deixando de fora a Turquia que assim perdia importância e ficava a ver navios. No segundo, parece haver já solução. Usem-na e paguem à Hungria na mesma moeda: congelem os fundos que lhe iam ser entregues até nova ordem. é assim que se desencorajam chantagistas

Destaques V+