Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China. Anuladas várias medidas que sinalizam fim da estratégia ‘zero casos’ Covid-19

07 dez, 2022 - 10:03

Mudança surge após protestos em várias cidades contra esta estratégia de Pequim que dura há quase três anos.

A+ / A-

A China aboliu esta quarta-feira várias medidas de prevenção contra a Covid-19, incluindo o isolamento em instalações designadas de todos os casos positivos, sinalizando o fim da estratégia 'zero casos', que é fonte de descontentamento popular.

O Conselho de Estado (Executivo) anunciou que quem testar positivo para o vírus pode, a partir de agora, cumprir isolamento em casa, em vez de ser enviado para instalações designadas, muitas vezes em condições degradantes.

O anúncio dita ainda que as escolas onde não foram registados surtos devem retornar ao ensino presencial. Outra medida prevê limitar a escala dos bloqueios a andares e edifícios, em vez de distritos e bairros inteiros.

Com exceção de hospitais, lares e escolas, deixa também de ser necessário apresentar o resultado negativo de teste PCR para aceder a locais públicos, uma exigência que vigorou nos últimos meses no país asiático.

A mudança de política surge após protestos recentes em várias cidades do país contra a política de 'zero casos' de Covid-19, que gerou uma sucessão de tragédias e casos de alegado abuso de autoridade e impõe há quase três anos uma quarentena a quem chega do estrangeiro.

Os protestos foram suscitados por um incêndio mortal num prédio na cidade de Urumqi, no noroeste da China. Os manifestantes dizem que os bloqueios no bairro, no âmbito das medidas de prevenção epidémica, atrasaram o acesso do camião dos bombeiros. Os moradores também não conseguiram escapar do prédio, cuja porta estava bloqueada.

Quando um caso positivo era detetado num bairro ou edifício, os portões e portas de acesso eram frequentemente trancados, incluindo saídas de emergência. Frequentemente, os elevadores eram também desativados e chapas de alumínio colocadas em torno do prédio ou bairro, que passava a estar sob a vigilância de seguranças privados 24 horas por dia.

No comunicado, o Conselho de Estado proibiu de forma explícita a "obstrução de portas".

As autoridades apelaram também a que se "acelere a vacinação dos idosos", pedindo aos governos locais que aumentem a taxa de imunização entre os mais velhos, um dos grupos mais vulneráveis a morte ou doença grave, mas também o mais relutante em vacinar-se, no país asiático.

O descontentamento entre a população chinesa foi acumulando-se ao longo deste ano, à medida que a variante Ómicron, considerada altamente contagiosa, lançou o país num ciclo de bloqueios sem fim à vista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+