Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Antigo Presidente do Irão apoia causa dos manifestantes

06 dez, 2022 - 20:07

Regime deve fazer cedências “antes que seja tarde demais”, alerta Mohammad Khatami.

A+ / A-

O antigo Presidente Mohammad Khatami apela ao regime do Irão que faça cedências aos manifestantes “antes que seja tarde demais”.

Mohammad Khatami, de 79 anos, comentou publicamente os protestos das últimas semanas no Irão e colocou-se ao lado de quem pede mais liberdades e democracia.

O antigo líder diz que o “belo slogan” utilizado pelos manifestantes “Mulheres, Vida, Liberdade” mostra que a sociedade iraniana está a encaminhar-se para um futuro melhor.

Khatami também critica a detenção em massa de estudantes pelas forças de segurança durante os protestos das últimas semanas.

Os comentários do antigo Presidente constam de um comunicado para assinalar o Dia do Estudante, que se assinala na quarta-feira.

As manifestações no Irão foram desencadeadas pela morte da jovem Mahsa Amini, após ser detida pela "Polícia da Moralidade", por alegado uso incorreto do véu islâmico.

Pelo menos 473 manifestantes e 61 polícias foram mortos nos protestos e mais de 18 mil foram detidos, de acordo com dados da agência HRANA.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+