Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NASA

Rússia colheu 949 milhões de euros em trigo ucraniano este ano

04 dez, 2022 - 16:36 • Lusa

No total, a colheita de trigo ucraniano ascendeu a 27 milhões de toneladas este ano, abaixo do recorde de 33 milhões de toneladas, registado em 2021.

A+ / A-

A Rússia colheu cerca de 1.000 milhões de dólares (949 milhões de euros) em trigo ucraniano desde o início do ano, o que corresponde a aproximadamente 5,8 toneladas deste cereal, segundo dados da NASA.

"A análise mostrou que 5,8 milhões de toneladas de trigo foram colhidas em áreas que não estavam sob o controle ucraniano. Isto representa uma perda de 1.000 milhões de dólares", lê-se numa nota publicada no 'site' do NASA Harvest, o programa de agricultura e segurança alimentar da agência aeroespacial dos Estados Unidos.

O NASA Harvest inclui dados de satélite e modelos produzidos em colaboração com agências parceiras.

No total, a colheita de trigo ucraniano ascendeu a 27 milhões de toneladas este ano, abaixo do recorde de 33 milhões de toneladas, registado em 2021.

Citado na mesma nota, o investigador e consultor do NASA Harvest Joseph Glauber referiu que a estabilização do preço global do trigo no verão pode ser justificada pela diminuição da procura e aumento da oferta.

Ainda assim, alertou que tal não significa que a "crise alimentar acabou", notando que os "preços internacionais dos alimentos permanecem historicamente altos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    04 dez, 2022 Lisboa 19:02
    Ou seja, a Rússia roubou o cereal e vendeu-o como se fosse dela, a coberto de uma ocupação militar ilegal. E ainda há quem hesite em declarar os 300 000 milhões de ativos russos, mais os 19 000 milhões, dos oligarcas que estão bloqueados em bancos ocidentais, como propriedade do Ocidente para pagar a reconstrução da Ucrânia.

Destaques V+