Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU alerta para “aumento dramático” de travessias no mar de Andamão

03 dez, 2022 - 18:00 • Lusa

De acordo com um comunicado do ACNUR, já 1.920 pessoas tentaram a travessia este ano, entre janeiro e novembro, contra 287 em todo o ano de 2021.

A+ / A-

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alerta para o "aumento dramático" de pessoas, maioritariamente Rohingya, a tentar travessias do mar de Andamão, com quase 2.000 a tentar fugir este ano de Myanmar e Bangladesh.

De acordo com um comunicado do ACNUR, já 1.920 pessoas tentaram a travessia este ano, entre janeiro e novembro, contra 287 em todo o ano de 2021.

O ACNUR alerta que estas viagens "estão a expor as pessoas a sérios riscos e consequências fatais", sublinhando que foi reportado que só este ano já 119 pessoas morreram ou desapareceram na travessia.

"A mais recente chegada foi registada há cerca de 15 dias, quando mais de 200 pessoas chegaram a Aceh Norte, na Indonésia, em dois barcos. O ACNUR saúda o esforço das autoridades para desembarcar e receber estes grupos em segurança", lê-se num comunicado da agência da ONU.

O documento adianta que os refugiados desembarcados estão agora acolhidos num antigo centro de imigração em Lhokseumawe, estando o ACNUR, em conjunto com outros parceiros, a trabalhar com as autoridades locais para apoiar os refugiados, nomeadamente no registo, necessidades básicas e alojamento seguro e adequado.

Ao ACNUR chegaram também relatos ainda por comprovar de mais barcos à deriva no mar com passageiros a necessitar de resgate urgente.

"Com crescentes níveis de desespero e vulnerabilidade, forçando mais refugiados a arriscar a vida nestas travessias, o ACNUR e os parceiros humanitários continuam a sublinhar a necessidade para a maior cooperação regional e internacional para salvar vidas e partilhar responsabilidades", afirmou a agência das Nações Unidas em comunicado.

A Indonésia, segundo a ONU, acolhe atualmente cerca de 13 mil refugiados e requerentes de asilo, maioritariamente vindos do Afeganistão, Somália e Myanmar (antiga Birmânia), "e não deve ficar isolada no resgate e desembarque de pessoas à deriva no mar".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+